00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira
Título(s) alternativo(s): Presence of playfulness in foreign language classes
Autor(es): Silva, Edirosy dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Eliane Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de
metadata.dc.contributor.referee2: Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância do lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de língua estrangeira, em especial nas de língua espanhola. Para tanto, é apresentado alguns dos principais conceitos pertinentes ao tema e um recorte de seu panorama histórico acerca da prática dos jogos. O presente estudo está teoricamente baseado em autores que defendem a seriedade e significativa relevância do uso do lúdico na educação e os seus benefícios, a exemplo de Brougère (2003); Huizinga (2000); Kishimoto (2006); Almeida (2003); Piaget (1978); Vygotsky (1989/1995); dentre outros. A partir desses pressupostos teóricos, apresentamos contribuições do lúdico na educação e no ensino de língua espanhola, bem como os desafios enfrentados pelos professores e algumas contribuições para sanar alguns problemas existentes e, por último, alguns exemplos de atividades que foram aplicadas em sala de aula.
Abstract: RESUMEN: Esto trabajo tiene como objetivo comprender la importancia del lúdico como herramienta de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera. De esse modo, se presentan sus principales conceptos y un recorte de su panorama histórico sobre la práctica de juegos. El presente estudio se basa teóricamente en autores que defienden la seriedad y relevancia del uso del lúdico en la educación y sus beneficios, tales como: Brougère (2003); Huizinga (2000); Kishimoto (2006); Almeida (2003); Piaget (1978); Vygotsky (1989/1995); entre otros. A partir de esos presupuestos teóricos, resentamoslos aportes del lúdico en la educación y en la enseñanza de la lengua española, así como los retos que afrontan los docentes y algunas aportaciones que ayudarán a solucionar algunos problemas existentes y, finalmente, algunos ejemplos de actividades que se aplicaron en el aula.
Palavras-chave: Língua espanhola
Ludicidade
Jogos educativos
Brincadeiras educativas
Lengua española
Alegría
Juegos educacionales
Juegos educacionales
Spanish language
Playfulness
Educational games
Educational games
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Espanhol)
Citação: SILVA, Edirosy dos Santos. Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8351
Data do documento: 31-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.