00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Eliane Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9780785990149923pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925917656306852pt_BR
dc.contributor.referee2Azambuja, Kristianny Brandão Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440201467045662pt_BR
dc.creatorSilva, Edirosy dos Santos-
dc.date.accessioned2022-01-27T17:26:08Z-
dc.date.available2022-01-05-
dc.date.available2022-01-27T17:26:08Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Edirosy dos Santos. Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8351-
dc.description.abstractRESUMEN: Esto trabajo tiene como objetivo comprender la importancia del lúdico como herramienta de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera. De esse modo, se presentan sus principales conceptos y un recorte de su panorama histórico sobre la práctica de juegos. El presente estudio se basa teóricamente en autores que defienden la seriedad y relevancia del uso del lúdico en la educación y sus beneficios, tales como: Brougère (2003); Huizinga (2000); Kishimoto (2006); Almeida (2003); Piaget (1978); Vygotsky (1989/1995); entre otros. A partir de esos presupuestos teóricos, resentamoslos aportes del lúdico en la educación y en la enseñanza de la lengua española, así como los retos que afrontan los docentes y algunas aportaciones que ayudarán a solucionar algunos problemas existentes y, finalmente, algunos ejemplos de actividades que se aplicaron en el aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Espanhol)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBrincadeiras educativaspt_BR
dc.subjectLengua españolapt_BR
dc.subjectAlegríapt_BR
dc.subjectJuegos educacionalespt_BR
dc.subjectJuegos educacionalespt_BR
dc.subjectSpanish languagept_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titlePresença do lúdico nas aulas de língua estrangeirapt_BR
dc.title.alternativePresence of playfulness in foreign language classespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender a importância do lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de língua estrangeira, em especial nas de língua espanhola. Para tanto, é apresentado alguns dos principais conceitos pertinentes ao tema e um recorte de seu panorama histórico acerca da prática dos jogos. O presente estudo está teoricamente baseado em autores que defendem a seriedade e significativa relevância do uso do lúdico na educação e os seus benefícios, a exemplo de Brougère (2003); Huizinga (2000); Kishimoto (2006); Almeida (2003); Piaget (1978); Vygotsky (1989/1995); dentre outros. A partir desses pressupostos teóricos, apresentamos contribuições do lúdico na educação e no ensino de língua espanhola, bem como os desafios enfrentados pelos professores e algumas contribuições para sanar alguns problemas existentes e, por último, alguns exemplos de atividades que foram aplicadas em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Presença do lúdico nas aulas de língua estrangeira1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.