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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8349
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O gênero textual curriculum vitae: aspectos estruturais para a produção escrita e em vídeo por alunos da EJA |
Título(s) alternativo(s): | The textual genre curriculum vitae: structural aspects for written and video production by EJA students |
Autor(es): | Paula, Morgana Tavares de |
Primeiro Orientador: | Lopes, Adna de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Aldir Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Fabiana Pincho de |
Resumo: | O espaço escolar necessita possibilitar condições para que alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA se sintam incluídos nos processos educativos. Neste sentido, este trabalho, fruto de uma pesquisa de cunho qualitativa desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP), discute os principais desafios enfrentados por alunos e professores de Língua Portuguesa da referida modalidade no que diz respeito às práticas de letramento que partam do conhecimento de mundo desses alunos, buscando refletir sobre o trabalho didático com gêneros textuais que estabeleçam relação com o cotidiano desses discentes. Assim, organizou-se um trabalho com vistas ao ensino-aprendizagem do gênero textual Curriculum Vitae, em duas modalidades: o currículo escrito e o vídeo currículo, por alunos do 4º período da modalidade EJA de uma escola pública de Maceió/AL. Parafundamentar o trabalho, buscou-se estudos vinculados às teorias de letramento/multiletramentos e gênero textuais, por meio dos quais foi possível melhor fundamentar os conteúdos escolares da linguagem e suas ligações com a realidade dos alunos. Dito isto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: “como se dá ensino-aprendizagem do gênero textual curriculum vitae, com vistas às práticas de letramentos, em uma turma da modalidade EJA?”, o qual deu origem a outras duas perguntas norteadoras: “como os alunos percebem as diferentes características do gênero textual cirriculum vitae?” e “quais as concepções de língua e linguagem que norteiam a proposta de ensino do gênero em questão?”. Foram realizadas oficinas de produção textual, a partir das quais pudemos retirar nosso corpus de análise. Os resultados apontam para uma maior motivação dos alunos na construção de um aprendizado comunicativo textual, não apenas do gênero trabalhado, mas com a reflexão de que cada gênero tem uma função comunicativa e que deve ser organizado de acordo com essa função. |
Abstract: | The school space needs to provide conditions so that Youth and Adult Education - EJA students feel included in the educational processes. In this sense, this work, the result of a qualitative research carried out in the Pedagogical Residency Program (PRP), discusses the main challenges faced by Portuguese language students and teachers of the referred modality with regard to literacy practices based on the knowledge of world of these students, seeking to reflect on the didactic work with textual genres that establish a relationship with the daily lives of these students. Thus, a work was organized with a view to teaching-learning the textual genre Curriculum Vitae, in two modalities: the written curriculum and the video curriculum, by students of the 4th period of the EJA modality of a public school in Maceió/AL. To support the work, studies linked to the theories of literacy/multiliteracies and textual genre were sought, through which it was possible to better substantiate the school contents of language and its links with the students' reality. That said, we elaborated the following research problem: “how is the teaching-learning of the textual genre curriculum vitae, with a view to literacy practices, in an EJA class?”, which gave rise to two other guiding questions: “ how do students perceive the diferente characteristics of the textual genre cirriculum vitae?” and “what are the conceptions of language and language that guide the proposal for teaching the genre in question?”. Textual production workshops were held, from which we were able to draw our corpus of analysis. The results point to a greater motivation of students in the construction of textual communicative learning, not only of the worked genre, but with the reflection that each genre has a communicative function and that it should be organized according to this function. |
Palavras-chave: | Multiletramento Educação de jovens e adultos Produção textual Curriculum vitae Multiliteracy Education for young people and adults Textual production Curriculum vitae |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | PAULA, Morgana Tavares de. O gênero textual curriculum vitae: aspectos estruturais para a produção escrita e em vídeo por alunos da EJA. 2022. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8349 |
Data do documento: | 28-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
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O gênero textual curriculum vitae: aspectos estruturais para a produção escrita e em vídeo por alunos da EJA | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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