00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488349449965540pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorPaula, Morgana Tavares de-
dc.date.accessioned2022-01-27T16:23:38Z-
dc.date.available2022-01-05-
dc.date.available2022-01-27T16:23:38Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationPAULA, Morgana Tavares de. O gênero textual curriculum vitae: aspectos estruturais para a produção escrita e em vídeo por alunos da EJA. 2022. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8349-
dc.description.abstractThe school space needs to provide conditions so that Youth and Adult Education - EJA students feel included in the educational processes. In this sense, this work, the result of a qualitative research carried out in the Pedagogical Residency Program (PRP), discusses the main challenges faced by Portuguese language students and teachers of the referred modality with regard to literacy practices based on the knowledge of world of these students, seeking to reflect on the didactic work with textual genres that establish a relationship with the daily lives of these students. Thus, a work was organized with a view to teaching-learning the textual genre Curriculum Vitae, in two modalities: the written curriculum and the video curriculum, by students of the 4th period of the EJA modality of a public school in Maceió/AL. To support the work, studies linked to the theories of literacy/multiliteracies and textual genre were sought, through which it was possible to better substantiate the school contents of language and its links with the students' reality. That said, we elaborated the following research problem: “how is the teaching-learning of the textual genre curriculum vitae, with a view to literacy practices, in an EJA class?”, which gave rise to two other guiding questions: “ how do students perceive the diferente characteristics of the textual genre cirriculum vitae?” and “what are the conceptions of language and language that guide the proposal for teaching the genre in question?”. Textual production workshops were held, from which we were able to draw our corpus of analysis. The results point to a greater motivation of students in the construction of textual communicative learning, not only of the worked genre, but with the reflection that each genre has a communicative function and that it should be organized according to this function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCurriculum vitaept_BR
dc.subjectMultiliteracypt_BR
dc.subjectEducation for young people and adultspt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectCurriculum vitaept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO gênero textual curriculum vitae: aspectos estruturais para a produção escrita e em vídeo por alunos da EJApt_BR
dc.title.alternativeThe textual genre curriculum vitae: structural aspects for written and video production by EJA studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO espaço escolar necessita possibilitar condições para que alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA se sintam incluídos nos processos educativos. Neste sentido, este trabalho, fruto de uma pesquisa de cunho qualitativa desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP), discute os principais desafios enfrentados por alunos e professores de Língua Portuguesa da referida modalidade no que diz respeito às práticas de letramento que partam do conhecimento de mundo desses alunos, buscando refletir sobre o trabalho didático com gêneros textuais que estabeleçam relação com o cotidiano desses discentes. Assim, organizou-se um trabalho com vistas ao ensino-aprendizagem do gênero textual Curriculum Vitae, em duas modalidades: o currículo escrito e o vídeo currículo, por alunos do 4º período da modalidade EJA de uma escola pública de Maceió/AL. Parafundamentar o trabalho, buscou-se estudos vinculados às teorias de letramento/multiletramentos e gênero textuais, por meio dos quais foi possível melhor fundamentar os conteúdos escolares da linguagem e suas ligações com a realidade dos alunos. Dito isto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: “como se dá ensino-aprendizagem do gênero textual curriculum vitae, com vistas às práticas de letramentos, em uma turma da modalidade EJA?”, o qual deu origem a outras duas perguntas norteadoras: “como os alunos percebem as diferentes características do gênero textual cirriculum vitae?” e “quais as concepções de língua e linguagem que norteiam a proposta de ensino do gênero em questão?”. Foram realizadas oficinas de produção textual, a partir das quais pudemos retirar nosso corpus de análise. Os resultados apontam para uma maior motivação dos alunos na construção de um aprendizado comunicativo textual, não apenas do gênero trabalhado, mas com a reflexão de que cada gênero tem uma função comunicativa e que deve ser organizado de acordo com essa função.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O gênero textual curriculum vitae: aspectos estruturais para a produção escrita e em vídeo por alunos da EJA2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.