06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8323
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ouvindo mãe e filho sobre os desafios da escolarização de um estudante com TDAH no ensino regular
Autor(es): Valões, Ana Nery Moreira
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Roberto da
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta reflexões sobre a vida escolar e familiar de uma criança diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. A pesquisa apresenta como problema norteador a seguinte questão: como está sendo realizada a inserção das crianças com TDAH no ensino regular e como sua família aceita esse transtorno? Visando respostas, temos como objetivo geral compreender a vida familiar e escolar de criança com TDAH. Para atingir esse objetivo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: analisar a inserção da criança na escola; identificar se as políticas de inclusão estão sendo postas verdadeiramente e compreender como está a vida familiar antes e depois do diagnóstico. Contamos com o suporte teórico de Teixeira (2011), do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V, 2014), Benczik e Casella (2015) e Stroh (2010), entre outros. Foi realizado um estudo de caso junto a uma mãe e seu filho com diagnóstico de TDAH. A mãe nos concedeu uma entrevista e as informações nos permitiu organizar as análises em torno de três eixos: o “choque” diante do diagnóstico de TDAH, a entrada na escola e relação com os professores e os desafios encontrados na escola. Nosso estudo permitiu demonstrar como foi a inserção da criança na escolar e a refletir sobre as dificuldades lidar com o TDAH.
Abstract: The present work of conclusion of course (CBT) presents reflections on the school and family life of a child diagnosed with Attention Deficit / Hyperactivity Disorder. The research presentes the following question as a guiding problem: how is the insertion of children with ADHD in regular education being carried out and how does their family accept this disorder? Aiming at answers, our general objective is to understand the family and school life of children with ADHD. To achieve this objective, we have outlined the following specific objectives: to analyze the child's insertion in school; identify whether inclusion policies are being put in place and understand how family life is doing before and after diagnosis. We have the theoretical support of Teixeira (2011), of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM V, 2014), Benczik and Casella (2015) and Stroh (2010), among others. A case study was carried out with a mother and her child diagnosed with ADHD. The mother gave us an interview and the information allowed us to organize the analyzes around three axes: the “shock” at the diagnosis of ADHD, the entrance to the school and the relationship with the teachers and the challenges found at the school. Our study allowed to demonstrate how the child was inserted in the school and to reflect on the difficulties to deal with ADHD.
Palavras-chave: Educação especial
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH
Inclusão
Família
Attention Deficit
Hyperactivity Disorder
Inclusive education
Family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: VALÕES, Ana Nery Moreira. Ouvindo mãe e filho sobre os desafios da escolarização de um estudante com TDAH no ensino regular. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8323
Data do documento: 18-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ouvindo mãe e filho sobre os desafios da escolarização de um estudante com TDAH no ensino regular.pdf640.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.