06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Roberto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1251295413729665pt_BR
dc.creatorValões, Ana Nery Moreira-
dc.date.accessioned2022-01-13T17:21:17Z-
dc.date.available2022-01-13-
dc.date.available2022-01-13T17:21:17Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationVALÕES, Ana Nery Moreira. Ouvindo mãe e filho sobre os desafios da escolarização de um estudante com TDAH no ensino regular. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8323-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course (CBT) presents reflections on the school and family life of a child diagnosed with Attention Deficit / Hyperactivity Disorder. The research presentes the following question as a guiding problem: how is the insertion of children with ADHD in regular education being carried out and how does their family accept this disorder? Aiming at answers, our general objective is to understand the family and school life of children with ADHD. To achieve this objective, we have outlined the following specific objectives: to analyze the child's insertion in school; identify whether inclusion policies are being put in place and understand how family life is doing before and after diagnosis. We have the theoretical support of Teixeira (2011), of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM V, 2014), Benczik and Casella (2015) and Stroh (2010), among others. A case study was carried out with a mother and her child diagnosed with ADHD. The mother gave us an interview and the information allowed us to organize the analyzes around three axes: the “shock” at the diagnosis of ADHD, the entrance to the school and the relationship with the teachers and the challenges found at the school. Our study allowed to demonstrate how the child was inserted in the school and to reflect on the difficulties to deal with ADHD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAHpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAttention Deficitpt_BR
dc.subjectHyperactivity Disorderpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleOuvindo mãe e filho sobre os desafios da escolarização de um estudante com TDAH no ensino regularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta reflexões sobre a vida escolar e familiar de uma criança diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. A pesquisa apresenta como problema norteador a seguinte questão: como está sendo realizada a inserção das crianças com TDAH no ensino regular e como sua família aceita esse transtorno? Visando respostas, temos como objetivo geral compreender a vida familiar e escolar de criança com TDAH. Para atingir esse objetivo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: analisar a inserção da criança na escola; identificar se as políticas de inclusão estão sendo postas verdadeiramente e compreender como está a vida familiar antes e depois do diagnóstico. Contamos com o suporte teórico de Teixeira (2011), do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V, 2014), Benczik e Casella (2015) e Stroh (2010), entre outros. Foi realizado um estudo de caso junto a uma mãe e seu filho com diagnóstico de TDAH. A mãe nos concedeu uma entrevista e as informações nos permitiu organizar as análises em torno de três eixos: o “choque” diante do diagnóstico de TDAH, a entrada na escola e relação com os professores e os desafios encontrados na escola. Nosso estudo permitiu demonstrar como foi a inserção da criança na escolar e a refletir sobre as dificuldades lidar com o TDAH.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ouvindo mãe e filho sobre os desafios da escolarização de um estudante com TDAH no ensino regular.pdf640.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.