Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8204
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da dança na graduação em Educação Física: o olhar dos estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Teaching dance in undergraduate physical education: the perspective of students in the Universidade Federal de Alagoas |
Autor(es): | Santos, Reinaldo da Silva |
Primeiro Orientador: | Deus, Adriane de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Filho, Humberto Jorge de Souza Maia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Maria Heloise Silva dos |
Resumo: | A dança no ambiente escolar não se trata apenas de fazer coreografias em datas comemorativas. Sua prática proporciona para os alunos a interação com o outro e a autonomia do seu próprio corpo, a mesma também traz no seu ensino a história de vários povos nos fazendo viajar por uma cultura a qual não conhecemos. A dança é um conteúdo muito importante da Educação Física, visto que possibilita aos alunos uma ampliação da autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade. Após observar a falta de ensino do tema dança nas aulas dos estágios 1, 2 e 3 surgiu o interesse em estudar a dança como objeto de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi diagnosticar se os alunos do 8° período do curso de Educação Física licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – UFAL se sentiam aptos para lecionar o tema dança em suas aulas. Sendo assim, surgiu o seguinte problema: os alunos do último período do curso de Educação Física se sentem aptos para lecionar o tema dança na escola? A pesquisa foi de caráter qualitativo, e teve como instrumento para coleta de dados um questionário. Toda a coleta foi realizada de maneira online por meio de Tecnologias da informação e comunicação (TICs), nesse caso, o aplicativo Whatsapp (Wpp) e o Google Formulários. De acordo com a discussão dos dados, o estudo destacou que a falta de uma intervenção escolar e pouca quantidade de horas do ensino prejudica a formação desses alunos, pois apenas as aulas dentro do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) não estão proporcionando a vivência prática de lecionar dança dentro de uma sala de aula. |
Palavras-chave: | Dança Educação Física Escola Ensino Dance PE School Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física |
Citação: | SANTOS, Reinaldo da Silva. O ensino da dança na graduação em Educação Física: o olhar dos estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8204 |
Data do documento: | 29-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da dança na graduação em Educação Física_o olhar dos estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas.pdf | 811.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.