00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Deus, Adriane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258479671185513pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Humberto Jorge de Souza Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9286787665916730pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Heloise Silva dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6870731223559695pt_BR
dc.creatorSantos, Reinaldo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955723532242071pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-11T05:43:53Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-12-11T05:43:53Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Reinaldo da Silva. O ensino da dança na graduação em Educação Física: o olhar dos estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8204-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPEpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO ensino da dança na graduação em Educação Física: o olhar dos estudantes do curso de licenciatura da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching dance in undergraduate physical education: the perspective of students in the Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA dança no ambiente escolar não se trata apenas de fazer coreografias em datas comemorativas. Sua prática proporciona para os alunos a interação com o outro e a autonomia do seu próprio corpo, a mesma também traz no seu ensino a história de vários povos nos fazendo viajar por uma cultura a qual não conhecemos. A dança é um conteúdo muito importante da Educação Física, visto que possibilita aos alunos uma ampliação da autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade. Após observar a falta de ensino do tema dança nas aulas dos estágios 1, 2 e 3 surgiu o interesse em estudar a dança como objeto de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi diagnosticar se os alunos do 8° período do curso de Educação Física licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – UFAL se sentiam aptos para lecionar o tema dança em suas aulas. Sendo assim, surgiu o seguinte problema: os alunos do último período do curso de Educação Física se sentem aptos para lecionar o tema dança na escola? A pesquisa foi de caráter qualitativo, e teve como instrumento para coleta de dados um questionário. Toda a coleta foi realizada de maneira online por meio de Tecnologias da informação e comunicação (TICs), nesse caso, o aplicativo Whatsapp (Wpp) e o Google Formulários. De acordo com a discussão dos dados, o estudo destacou que a falta de uma intervenção escolar e pouca quantidade de horas do ensino prejudica a formação desses alunos, pois apenas as aulas dentro do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) não estão proporcionando a vivência prática de lecionar dança dentro de uma sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.