00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8200
Tipo: Dissertação
Título: A visualização matemática na educação básica: dos percursos teóricos à resolução de problemas do ENEM
Título(s) alternativo(s): Mathematical visualization in basic education: from theoretical paths to ENEM problem solving
Autor(es): Lós, Adriana Freire da Silva
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adina Rocha dos
metadata.dc.contributor.referee2: Bertoloto, Fábio José
Resumo: No estágio atual do ensino no Brasil, a configuração do currículo escolar, as metodologias empregadas, os princípios norteadores das práticas educativas do Ensino Médio, são campos constantes de debates intensos, com o objetivo de que a escola possa desempenhar de forma consistente e adequada o seu papel social e de cidadania. Nesse cenário, o ensino e aprendizagem de Matemática, principalmente, no que se refere ao currículo e metodologias de ensino, rotineiramente é motivo de estudos e investigações, tendo em vista a problemática que insistentemente assola os processos de aprender e ensinar dessa ciência, qual seja: ensino de matemática engessado numa prática algebrizada. Essa preocupação aparente pode ser comprovada a partir dos diversos eventos que englobam o ensino e aprendizagem de Matemática como tema de estudo, livros que tratam da temática, publicações variadas e as recomendações dos documentos normativos do país, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), PCN+, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Nesse cenário, a visualização matemática constitui-se como meio de desenvolver nos sujeitos habilidades relevantes, não só para o entendimento amplo e significativo dos conhecimentos matemáticos, mas para a vida em sociedade. Nessa conjuntura, esse trabalho se propõe a compreender como está se dando o ensino e aprendizagem de matemática, por meio da visualização matemática atrelada a resolução de problemas, no país. Assim, surgiu a intensão de analisar as seleções do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo como foco os problemas com maior percentagem de erro e que demonstram carecer da visualização para resolução. A resolução de problemas se constitui, nesse universo, como método a ser seguido para a aprendizagem significativa da Matemática. Ainda, à medida que resolvemos os problemas selecionados, disponibilizamos um material que pode ser útil a quem tiver interesse, principalmente ao professor da Educação Básica, como meio de auxílio e estímulo para o uso da visualização em sala de aula.
Abstract: In the current stage of teaching in Brazil, the configuration of the school curriculum, the methodologies employed, the guiding principles of high school educational practices, are constant fields of intense debate, with the aim that the school will seek consistently and appropriately the its social and citizenship role. In this scenario, the teaching and learning of Mathematics, especially with regard to the curriculum and teaching methodologies, is routinely the subject of studies and investigations, in view of the problem that insistently plagues the processes of learning and using this science, whatever it may be. : mathematics teaching cast in an algebraized practice. This apparent concern can be proven from the various events that include the teaching and learning of Mathematics as a subject of study, books dealing with the theme, varied publications and the recommendations of the country's normative documents, such as National Curriculum Parameters (PCN), PCN +, Law of Guidelines and Bases for National Education (LDBEN), and the National Curriculum Guidelines for Basic Education. In this scenario, mathematical visualization is a means of developing relevant subjects, not only for a broad and meaningful understanding of mathematical knowledge, but for life in society. At this juncture, this work aims to understand how mathematics teaching and learning is taking place, through mathematical visualization linked to problem solving, in the country. Thus, the intention arose to analyze the selections of the National High School Exam ( ENEM) focusing on the problems with the highest percentage of error and which demonstrate the lack of visualization for resolution. Problem solving constitutes, in this universe, as a method to be followed for the approximate learning of Mathematics. Also, as we solve the selected problems, we provide material that can be useful to anyone who is interested, especially to the Basic Education teacher, as a means of assistance and encouragement for the use of visualization in the classroom.
Palavras-chave: Visualização matemática
Resolução de problemas
ENEM
Mathematical visualization
Problem solving
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: LÓS, Adriana Freire da Silva. A visualização matemática na educação básica: dos percursos teóricos à resolução de problemas do ENEM. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8200
Data do documento: 18-jun-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.