00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A inserção dos egressos do curso tecnológico em gestão ambiental do IFPE no mundo do trabalho
Título(s) alternativo(s): The insertion of graduates of the course in Environmental technology from IFPE in the world of work
Autor(es): Lima, Wilson Soares de
Primeiro Orientador: Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Moacir Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade proporcionar um estudo sobre a aceitação no mercado de trabalho dos egressos, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, implantado no IFPE – campus Recife desde o ano de 2001, avaliado pelo MEC/Setec com média de 87,4 pontos, alcançando conceito “B” e que atualmente, se apresenta como uma habilitação das mais procurada em seus processos seletivos, com elevado índice de concorrência de candidatos à admissão. Para alcançar esse objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória que pode ser caracterizada como um estudo de caso com egressos dos últimos cinco anos. Os questionários e entrevistas analisadas revelaram uma baixa porcentagem de inserção do profissional no meio produtivo, as funções e atividades divergentes da formação recebida, assim como a busca pela formação continuada em cursos de pós-graduação. Desta forma, se a iniciativa tem como propósito estabelecer um curso terminal para atender as demandas emergentes, têm-se indícios da necessidade de uma reavaliação da formação desse profissional, tornando-a comprometida com desenvolvimento social e econômico do País.
Abstract: This paper aims to provide a study on the acceptance in the labor market of graduates, the college of Technology in Environmental Management, deployed on IFPE - Recife campus since the year 2001, evaluated by the MEC / Setec with an average of 87, 4 points, reaching concept "B" and that now presents itself as one of the most sought after qualification in their admission process, with a high competition of candidates for admission. To achieve this goal held an exploratory research that can be characterized as a case study of graduates of the last five years. The analyzed questionnaires and interviews revealed a low percentage of the professional insertion in the productive environment, the different functions and activities of the training received, as well as the pursuit of continuing education courses in graduate school. Thus, if the initiative aims to establish a terminal course to meet the emerging demands, have indications of the need for a reassessment of this professional training, making it committed to social and economic development of the country.
Palavras-chave: Ensino tecnológico
Gestor Ambiental
Tecnólogo
Education Technology
Environmental Manager
Technologist
Instituto Federal de Alagoas (IFPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Wilson Soares de. A inserção dos egressos do curso tecnológico em gestão ambiental do IFPE no mundo do trabalho. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8132
Data do documento: 22-set-2011
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