00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Moacir Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7827551779361772pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.creatorLima, Wilson Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9259401388192719pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-14T21:06:54Z-
dc.date.available2021-10-14-
dc.date.available2021-11-14T21:06:54Z-
dc.date.issued2011-09-22-
dc.identifier.citationLIMA, Wilson Soares de. A inserção dos egressos do curso tecnológico em gestão ambiental do IFPE no mundo do trabalho. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8132-
dc.description.abstractThis paper aims to provide a study on the acceptance in the labor market of graduates, the college of Technology in Environmental Management, deployed on IFPE - Recife campus since the year 2001, evaluated by the MEC / Setec with an average of 87, 4 points, reaching concept "B" and that now presents itself as one of the most sought after qualification in their admission process, with a high competition of candidates for admission. To achieve this goal held an exploratory research that can be characterized as a case study of graduates of the last five years. The analyzed questionnaires and interviews revealed a low percentage of the professional insertion in the productive environment, the different functions and activities of the training received, as well as the pursuit of continuing education courses in graduate school. Thus, if the initiative aims to establish a terminal course to meet the emerging demands, have indications of the need for a reassessment of this professional training, making it committed to social and economic development of the country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectGestor Ambientalpt_BR
dc.subjectTecnólogopt_BR
dc.subjectEducation Technologypt_BR
dc.subjectEnvironmental Managerpt_BR
dc.subjectTechnologistpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Alagoas (IFPE)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA inserção dos egressos do curso tecnológico em gestão ambiental do IFPE no mundo do trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThe insertion of graduates of the course in Environmental technology from IFPE in the world of workpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade proporcionar um estudo sobre a aceitação no mercado de trabalho dos egressos, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, implantado no IFPE – campus Recife desde o ano de 2001, avaliado pelo MEC/Setec com média de 87,4 pontos, alcançando conceito “B” e que atualmente, se apresenta como uma habilitação das mais procurada em seus processos seletivos, com elevado índice de concorrência de candidatos à admissão. Para alcançar esse objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória que pode ser caracterizada como um estudo de caso com egressos dos últimos cinco anos. Os questionários e entrevistas analisadas revelaram uma baixa porcentagem de inserção do profissional no meio produtivo, as funções e atividades divergentes da formação recebida, assim como a busca pela formação continuada em cursos de pós-graduação. Desta forma, se a iniciativa tem como propósito estabelecer um curso terminal para atender as demandas emergentes, têm-se indícios da necessidade de uma reavaliação da formação desse profissional, tornando-a comprometida com desenvolvimento social e econômico do País.pt_BR
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