06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Por que falamos apenas a língua do colonizador?”: didatização da problematização do glotocídio (indígena) no sertão alagoano
Autor(es): Silva, Fabiana Pereira da
Primeiro Orientador: Santos, Cezar Alexandre Neri
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Libardi, Suzana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Bijagó, Vagner Gomes
Resumo: Esta monografia promove uma proposta pedagógica em forma de sequência didática com o objetivo de assinalar a problematização e a didatização de conhecimentos sobre as línguas e a cultura indígena. Com este trabalho, busca-se levar os discentes a compreender o processo de morte e de extinção de línguas (glotocídio) de tantas línguas nativas, em contraponto ao panorama multilíngue nacional. A proposta é baseada em unidades temáticas em destaque em documentos oficiais, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho se desenvolveu por pesquisa bibliográfica e de cunho qualitativo, valendo-se de livros, enciclopédias e de websites de referência em torno das questões indígenas no Brasil. Dividido em cinco seções, espera-se com este trabalho contribuir de forma significativa com os conhecimentos de escolares em relação a cultura indígena e sobre a realidade linguística Indígena no Brasil.
Abstract: This study aims to describe a pedagogical proposal in the form of a didactic sequence to highlight the problematization and didacticization of knowledge about native languages and culture. With this work, students are lead to understand the process of death and extinction of so many native languages (glotocide), opposed to the Brazilian multilingual panorama. The proposal is based on thematic units highlighted in official documents, especially the Common National Curriculum Base (BNCC). This work was developed through bibliographical and qualitative research in books and reference websites on indigenous issues in Brazil. Divided into five sections, this work is expected to significantly contribute to the knowledge of students concerning indigenous culture and the indigenous linguistic reality in Brazil.
Palavras-chave: Linguística
Línguas indígenas
Multilinguismo
Glotocídio
Sertão alagoano
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Native languages
Glotocide
Multilingualism
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SILVA, Fabiana Pereira da. “Por que falamos apenas a língua do colonizador?”: didatização da problematização do glotocídio (indígena) no sertão alagoano. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8088
Data do documento: 21-set-2021
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