00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13442
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação como estratégia de aprendizagem nas séries finais do Ensino fundamental
Autor(es): Silva, Valdineide Cabral da
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Juliana Roberta Theodoro de
metadata.dc.contributor.referee2: Flores, André Luiz
Resumo: A gamificação tem sido proposta ultimamente como uma alternativa didática para a produção de aulas mais dinâmicas e participativas em uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino. Nosso objetivo neste trabalho é apresentar o resultado de um estudo teórico realizado, com o intuito de destacar a gamificação como alternativa didática evidenciando seus potenciais usos nas séries finais do ensino fundamental e os benefícios que podem ser alcançados por meio dessa metodologia de ensino. O leitor desta monografia encontrará nela uma síntese dos fundamentos conceituais da gamificação e alguns exemplos dessa estratégia didática em sala de aula.
Abstract: Gamification has been proposed as a didactic alternative for the production of more dynamic and participative classes in an alternative to traditional teaching methods. Our objective in this work is to present the result of a theoretical study goal in order to highlight gamification as a didactic alternative, showing its potential used to the final grades of elementary school and the benefits that can be achieved through this methodology of teaching. The reader of this monograph will find here a synthesis of the conceptual foundations of gamification and some examples of this didactic strategy in the classroom
Palavras-chave: Gamificação
Matemática
Matemática (Ensino fundamental)
Jogos
Ensino e aprendizagem
Gamification
Mathematics
Mathematics (Elementary school)
Games
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SILVA, Valdineide Cabral da. Gamificação como estratégia de aprendizagem nas séries finais do Ensino fundamental. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13442
Data do documento: 17-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gamificação como estratégia de aprendizagem nas séries finais do Ensino fundamental.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.