00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Ensino de biologia no contexto de transição para o Novo Ensino médio: experiências a partir do estágio supervisionado
Autor(es): Baleeiro, Matheus de Lima
Primeiro Orientador: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Maria Danielle Araújo
Resumo: Este estudo foi desenvolvido com base em vivências práticas durante o Estágio Curricular Supervisionado, que é considerado uma oportunidade de pesquisa e reflexão. É uma parte essencial da formação de professores, pois está diretamente ligado à realidade e ao contexto atual da educação e da escola. Além disso, o estágio permite a integração dos conhecimentos adquiridos no curso de licenciatura. O Novo Ensino Médio (NEM) foi estabelecido pela lei nº 13.415/2017 e trouxe mudanças significativas na estrutura do Ensino Médio no Brasil. Ele reorganizou os tempos e espaços para o desenvolvimento das disciplinas, acrescentou novos componentes curriculares e ampliou a carga horária. Em relação à área específica de Licenciatura em Ciências Biológicas, o licenciando passa a atuar na escola dentro dessa nova estrutura do Ensino Médio. Portanto, surge a questão: Quais impactos a implementação do Novo Ensino Médio traz para a prática de Ensino de Biologia e para estágio em Ensino de Biologia? Portanto esse trabalho tem como objetivo: Investigar os impactos da implementação do Novo Ensino Médio, na prática de Ensino de Biologia e no Estágio Supervisionado em Biologia. A metodologia usada é uma pesquisa descritiva e qualitativa, baseada em observações, experiências vividas pelo autor e análise de dados. A discussão aborda a importância do Estágio Supervisionado na formação docente, especialmente no ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando os impactos do Novo Ensino Médio; Discute as bases teóricas, legais e curriculares que envolvem o Ensino de Biologia, destacando a necessidade de uma formação específica para os professores dessa disciplina. E conclui que o estágio é fundamental na formação docente, permitindo a conexão entre teoria e prática e a implementação do Novo Ensino Médio traz mudanças curriculares e metodológicas, exigindo formação adequada dos professores e dos ambientes de ensino.
Abstract: This study is based on practical experiences during the Supervised Internship, which is considered an opportunity for research and reflection. It is an essential part of teacher education, as it is directly linked to the current reality and context of education and schools. Additionally, the internship allows for the integration of knowledge acquired in the teacher training program. The New High School (NHS) was established by Law No. 13,415/2017 and brought significant changes to the structure of high school education in Brazil. It reorganized the timing and spaces for the development of subjects, added new curriculum components, and increased the workload. Regarding the specific area of Biological Sciences Teaching, students in this program now operate within this new structure of high school education. Therefore, the question arises: What are the impacts of the implementation of the New High School on the practice of Biology Teaching and the Biology Internship? Thus, the aim of this study is to investigate the impacts of the implementation of the New High School on the practice of Biology Teaching and the Supervised Internship in Biology. The methodology used is descriptive and qualitative research, based on observations, experiences lived by the author, and data analysis. The discussion addresses the importance of the Supervised Internship in teacher education, particularly in Biology Teaching in high school, considering the impacts of the New High School. It discusses the theoretical, legal, and curricular foundations that involve Biology Teaching, highlighting the need for specific training for teachers in this discipline. It concludes that the internship is fundamental in teacher education, allowing for the connection between theory and practice, and the implementation of the New High School brings curricular and methodological changes that require adequate teacher training and teaching environments.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado
Ensino de Biologia
Novo Ensino Médio (NEM)
New High School
Supervised Curricular Internship
Biology Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: BALEEIRO, Matheus de Lima. O Ensino de biologia no contexto de transição para o Novo Ensino médio: experiências a partir do estágio supervisionado. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13416
Data do documento: 30-jun-2023
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