00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13163
Tipo: Dissertação
Título: Por uma universidade inclusiva: práticas colaborativas e desenvolvimento de agência de pessoas com deficiência para a transformação da realidade
Autor(es): Amorim, Rosiane Oliveira de
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Daniela Mendonça
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee3: Vianna, Eduardo Crisogono Grangeiro de Velloso
Resumo: O objetivo basilar desta dissertação é desenvolver e analisar práticas colaborativas que tenham a intencionalidade de expandir a agência de universitários com deficiência de uma instituição pública de Educação Superior. Trata-se de um estudo empírico, fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, que tem no seu âmago o compromisso ético-político com a transformação e a justiça social, a partir de uma construção colaborativa. Trazemos para a centralidade a discussão de agência, por entender que contribui para o desenvolvimento humano assim como para o devir pessoal e coletivo, consequentemente, aponta para transformação de realidades. Os dados foram produzidos durante treze encontros com um grupo de dez universitários com deficiência. As informações produzidas foram organizadas em quatro eixos temáticos, interpretadas e analisadas à luz dos pressupostos teóricos adotados. Os resultados apontaram que a agência da pessoa com deficiência tende a ser cooptada no ambiente acadêmico, visto a forte presença de práticas capacitistas e excludentes que insistem em restringir, excluir e invisibilizar esse grupo. Observamos que o movimento colaborativo desta pesquisa possibilitou a criação de uma rede apoio, de união entre os pares e a expansão de agência, o que nos parece uma alternativa para o enfrentamento das estruturas capacitistas do ambiente acadêmico e a transformação dessa realidade. Por fim, reconhecemos que ainda há um longo processo a ser percorrido para a efetiva inclusão, mas para as mudanças começarem acontecer depende de esforços múltiplos, contínuos e coletivos, o que envolve compromisso com a justiça social. Essa é uma reflexão/ação constante que devemos fazer enquanto sujeito social e crítico.
Abstract: The basic objective of this dissertation is to develop and analyze collaborative practices that have the intention of expanding the agency of university students with disabilities from a public institution of Higher Education. This is an empirical study, based on the theoreticalmethodological assumptions of Social-Historical Psychology, which has at its core the ethical-political commitment to transformation and social justice, based on a collaborative construction. We bring to the center the discussion of agency, as we understand that it contributes to human development as well as to personal and collective becoming, consequently, it points to the transformation of realities. The data were produced during thirteen meetings with a group of ten university students with disabilities. The information produced was organized into four thematic axes, interpreted and analyzed in the light of the theoretical assumptions adopted. The results pointed out that the agency of people with disabilities tends to be co-opted in the academic environment, given the strong presence of ableism and exclusionary practices that insist on restricting, excluding and invisibilizing this group. We observed that the collaborative movement of this research made it possible to create a support network, unity among peers and the expansion of agency, which seems to us an alternative to confront the capacitist structures of the academic environment and transform this reality. Finally, we recognize that there is still a long process to be followed for effective inclusion, but for changes to begin to happen it depends on multiple, continuous and collective efforts, which involves commitment to social justice. This is a constant reflection/action that we must do as a social and critical subject.
Palavras-chave: Práticas colaborativas
Pessoa com deficiência
Educação superior
Universidade inclusiva
Agency
University student with disabilities
Higher education
Collaborative practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AMORIM, Rosiane Oliveira de. Por uma universidade inclusiva: práticas colaborativas e desenvolvimento de agência de pessoas com deficiência para a transformação da realidade. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13163
Data do documento: 10-ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.