00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso da metodologia ativa rotação por estações como ferramenta complementar para o ensino de química na educação básica
Autor(es): Silva, Gilvan José da
Primeiro Orientador: Silva, Mônica Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Melo, Paulo César de
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Thatiane Veríssimo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Evellyn Patricia Santos da
Resumo: A busca por alternativas à educação tradicional conduz novas formas de ensinar e aprender. Diante disso, as metodologias ativas surgem para proporcionar ao professor uma alternativa às aulas expositivas e traz o aluno para o centro do processo de construção do conhecimento, o que pode tornar esse processo mais atrativo para o aluno. Então, o objetivo desde trabalho é aplicar a metodologia alternativa Rotação por Estação com o intuito de minimizar as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem em química além de tornar o estudante protagonista da sua aprendizagem. Para tanto, a metodologia foi aplicada em quatro etapas: a primeira estação foi composta por um resumo impresso e um vídeo relacionado ao assunto, depois pedido aos alunos para criação de um mapa mental, já na segunda etapa foi realizado um experimento sobre condutividade elétrica, em que os alunos participaram de forma ativa na montagem do circuito, na terceira estação a tarefa realizada foi escrever a distribuição eletrônica, escolhendo um elemento de cada grupo da tabela periódica, por fim, na quarta estação, foi utilizado o Kahoot que é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos. Os resultados referentes à técnica de rotação foram obtidos por meio de uma abordagem quantitativo-qualitativa. Os dados foram analisados por meio de uma comparação da aprendizagem antes, durante e após a aplicação da metodologia, que demonstraram que o aprendizado se tornou ainda mais significativo com a introdução da técnica de rotação o que aumentou o engajamento, participação e interesse dos discentes. A técnica oferecida como alternativa no processo de construção do conhecimento da química, foi bem recebida pelos alunos, tornando o conteúdo mais interessante e reforçando-se como tal por meio da análise e relato das experiências dos alunos.
Abstract: The search for alternatives to traditional education leads to new ways of teaching and learning. Given this, active methodologies emerge to provide the teacher with an alternative to lectures and bring the student to the center of the knowledge construction process, which can make this process more attractive to the student. So, the objective of this work is to apply the alternative methodology Rotation by Station to minimize the difficulties in the teaching-learning process in chemistry, in addition to making the student the protagonist of their learning. To this end, the methodology was applied in four stages: the first station consisted of a printed summary and a video related to the subject, then students were asked to create a mental map, and in the second stage an experiment on electrical conductivity was carried out, in which students actively participated in assembling the circuit, at the third station the task was to write the electronic distribution, choosing an element from each group of the periodic table, finally, at the fourth station, Kahoot was used, which is a platform game-based learning. The results referring to the rotation technique were obtained through a quantitativequalitative approach. The data were analyzed through a comparison of learning before, during, and after the application of the methodology, which demonstrated that learning became even more significant with the introduction of the rotation technique, which increased the engagement, participation, and interest of the students. The technique offered as an alternative in the process of building chemistry knowledge was well received by the students, making the content more interesting and reinforcing itself as such through the analysis and reporting of the student's experiences.
Palavras-chave: rotação por estações
ensino de química
metodologias ativas
ligações químicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química- Licenciatura
Citação: SILVA, Gilvan José da. Uso da metodologia ativa rotação por estações como ferramenta complementar para o ensino de química na educação básica. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12923
Data do documento: 19-mai-2023
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