00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12543
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação continuada de professores de sociologia: uma análise a partir de um curso de extensão universitária
Autor(es): Pereira, Helder Santos
Primeiro Orientador: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Luciana da Conceição Farias
Resumo: O presente trabalho em tela analisa o Curso de Extensão Formação Continuada de Professores de Sociologia do Ensino Médio, ofertando pelo Instituto de Ciências Socias da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas – SEDUC–AL. Partimos da obrigatoriedade do ensino de sociologia escolar através da Lei 11.684/08, que também trouxe desafios no sentido da formação de professores em Ciências Sociais/Sociologia, uma vez que, conforme dados fornecidos pelo INEP em 2017, 85,3% dos professores de sociologia no Brasil não são formados na área. Ainda conforme esse instituto de pesquisa, em 2016, 83,3 % das cadeiras dos professores de sociologia em Alagoas eram ocupadas por professores sem formação na área das Ciências Sociais. Diante do exposto, a análise em questão visa compreender a importância da formação docente continuada para os professores de sociologia da educação básica, mais especificamente o processo de implementação, desenvolvimento e resultados do supracitado curso que se constitui como nosso objeto empírico de estudo, sobretudo sua contribuição para a formação dos professores de Sociologia da rede pública de ensino de Alagoas.
Abstract: The present work analyzes the Extension Course of Continuing Education for High School Sociology Teachers, offered by the Institute of Social Sciences of the Federal University of Alagoas - UFAL, in partnership with the State Department of Education of Alagoas – SEDUC – AL. We start from the mandatory teaching of school sociology through Law 11.684 / 08, which also brought challenges towards the training of teachers in Social Sciences / Sociology, since, according to data provided by INEP in 2017, 85.3% of teachers in sociology in Brazil are not trained in the area. Also according to this research institute, in 2016, 83.3% of the sociology professors' chairs in Alagoas were occupied by teachers without training in the area of Social Sciences. Given the above, the analysis in question aims to understand the importance of continuing teacher training for sociology teachers in basic education, more specifically the process of implementation, development and results of the aforementioned course that constitutes our empirical object of study, especially its contribution to the training of Sociology teachers in the public education system of Alagoas.
Palavras-chave: Ensino de sociologia
Formação de professores
Formação continuada
Teaching sociology
Teacher training
Continuing training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: PEREIRA, Helder Santos. Formação continuada de professores de sociologia: uma análise a partir de um curso de extensão universitária. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12543
Data do documento: 14-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.