00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12323
Tipo: Dissertação
Título: Análise das contribuições de uma sequência didática interativa para o ensino de biomoléculas com estudantes do 3° ano do ensino médio de uma escola pública alagoana
Título(s) alternativo(s): Analysis of the contributions of an interactive didactis sequence for the teaching of biomolecules with 3rd year high School students in a public school in alagoana
Autor(es): Vieira, Thaíse dos Santos
Primeiro Orientador: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee1: Diniz Júnior, Antônio Inácio
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Francine Santos de
Resumo: A presente dissertação traz resultados da análise das contribuições de uma sequência didática interativa (SDI) para o ensino de biomoléculas com estudantes do 3° ano do ensino médio de uma escola pública alagoana. Participaram da pesquisa 65 alunos, sendo 30 alunos do 3º ano A e 35 alunos do 3º ano B. A investigação teve como objetivo analisar a importância da utilização da SDI e de um jogo didático “Biomolécula Master” no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos em Química com alunos do ensino médio em uma escola pública de Alagoas. A elaboração da SDI foi organizada para três aulas e dividida em três etapas e momentos. Os dados foram coletados através da observação e participação de cada aluno nas atividades proposta, caracterizando-se em uma pesquisa de cunho qualitativo participava. Para a aplicação da SDI utilizamos as estratégias tempestade de ideias, o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, slides do conteúdo, um questionário de fixação, o jogo didático Biomolécula Master e um questionário avaliativo. A partir da análise dos dados coletados, conclui-se que a sequência didática interativa e o jogo didático desenvolvido neste trabalho têm potencial pedagógico, contribuindo para melhoraria e o aprendizado dos alunos sobre as principais biomoléculas.
Abstract: The present dissertation brings results of the analysis of the contributions of an interactive didactic sequence (SDI) for the teaching of biomolecules with students of the 3rd year of high school in a public school in Alagoas. 65 students participated in the research, 30 students from the 3rd year A and 35 students from the 3rd year B. The objective of the investigation was to analyze the importance of using the SDI and a didactic game “Biomolecula Master” in the teaching-learning process of content in Chemistry with high school students in a public school in Alagoas. The elaboration of the SDI was organized for three classes and divided into three stages and moments. Data were collected through the observation and participation of each student in the proposed activities, characterized in a qualitative research. For the application of the SDI we used the brainstorming strategies, the use of a video from the “Youtube” platform, slides of the content, a fixation questionnaire, the didactic game Biomolécula Master and an evaluative questionnaire. From the analysis of the collected data, it is concluded that the interactive didactic sequence and the didactic game developed in this work have pedagogical potential, contributing to improve students' learning about the main biomolecules.
Palavras-chave: Sequência didática interativa
Biomoléculas - Estudo e ensino
Jogos didáticos
Biomolécula Master (Jogo didático)
Interactive didactic sequence
Biomolecules - Study and teaching
Didactic games
Biomolecule Master (Didactic game)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: VIEIRA, Thaíse dos Santos. Análise das contribuições de uma sequência didática interativa para o ensino de biomoléculas com estudantes do 3° ano do ensino médio de uma escola pública alagoana. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12323
Data do documento: 1-nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.