00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12254
Tipo: Dissertação
Título: As metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico
Título(s) alternativo(s): The active methodologies in the construction of geographical reasoning
Autor(es): Costa, Maria Cícera da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Araújo, Raimundo Lenilde de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Tonetto, Élida Pasini
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Antônio Alfredo Teles de
metadata.dc.contributor.referee4: Raggi, Mariana Guedes
Resumo: O recorte espacial evidenciado nesta pesquisa foi o município de Viçosa/Alagoas, notadamente a Escola Municipal Pedro Carnaúba. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância das metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico. Sendo norteada com a seguinte problemática: Mesmo diante de tantas inovações no ambiente escolar permeadas pela inserção das metodologias ativas, que e/ou quais entraves inviabilizam as mesmas na construção do raciocínio geográfico por parte dos estudantes do 9º ano? A fim de responder tal questionamento, foi feita uma reflexão sobre o Ensino de Geografia no Brasil, expondo as contribuições de práticas pedagógicas que envolvam metodologias ativas, evidenciando o estudante como protagonista e contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Para aprofundamento do estudo, foi realizado levantamento bibliográfico, análise de documentos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o Plano Nacional de Educação e o Projeto Político Pedagógico da escola. Como percurso metodológico, utilizouse a pesquisa-ação participativa e para análise dos dados, a análise de conteúdo, através da triangulação dos dados. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 3 professores de Geografia e 62 estudantes que integram as seis turmas de 9º anos da Escola Municipal Pedro Carnaúba. Os resultados obtidos demonstram através das respostas dos professores por meio dos questionários aplicados, a ausência de estrutura e recursos adequados para inserção das metodologias ativas e que existe formação pedagógica ofertada pela Secretaria Municipal de Educação, mas não tendo como foco as metodologias ativas. Constatou-se ainda, através das respostas dos estudantes que estes conseguem fazer a relação dos conteúdos trabalhados com seu cotidiano. Posto isso, foi evidenciado através da revisão sistemática de literatura realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2018 a 2022 que para construção do raciocínio geográfico é necessário a utilização das categorias geográficas, de perguntas geográficas: Onde? Por que aí?, de escalas e princípios geográficos. A relevância deste trabalho consiste em discutir a importância das metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico, assim como o papel do professor enquanto pesquisador que busca por meio de melhorias de suas práticas pedagógicas contribuir para a construção de uma educação pública de qualidade.
Abstract: The spatial cutout evidenced in this research was the city of Viçosa/Alagoas, notably the Municipal School Pedro Carnaúba. This work has the general objective of analyzing the importance of active methodologies in the construction of geographic reasoning. It is guided by the following problem: Even in the face of so many innovations in the school environment permeated by the insertion of active methodologies, which and/or which barriers make them unfeasible in the construction of geographic reasoning by 9th grade students? In order to answer this question, a reflection was made on the teaching of Geography in Brazil, exposing the contributions of pedagogical practices that involve active methodologies, highlighting the student as the protagonist and contributing to the development of geographic reasoning. To deepen the study, we conducted a bibliographic survey, analysis of educational documents such as the Common National Curricular Base - BNCC, the National Education Plan and the Political Pedagogical Project of the school. As a methodological approach, we used participatory action research and for date analysis, content analysis, through data triangulation. The subjects of the research were three Geography teachers and 62 students that integrate the six 9th grade classes of the Pedro Carnaúba Municipal School. The results obtained demonstrate through the answers of the teachers through the questionnaires applied, the absence of adequate structure and resources for the insertion of active methodologies and that there is pedagogical training offered by the Municipal Department of Education, but not focusing on active methodologies. It was also verified, through the students' answers that they can make the relationship of the contents worked with their daily life. That said, it was evidenced through a systematic literature review conducted at the Capes Thesis and Dissertations Bank from 2018 to 2022 that for the construction of geographic reasoning it is necessary to use geographical categories, geographical questions: Where? Why there?, of scales and geographical principles. The relevance of this work is to discuss the importance of active methodologies in the construction of geographic reasoning, as well as the role of the teacher as a researcher who seeks through improvements in their teaching practices to contribute to the construction of a quality public education.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Práticas pedagógicas
Categorias (Geografia)
Geography - Study and teaching
Pedagogical practices
Categories (Geography)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: COSTA, Maria Cícera da Silva. As metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12254
Data do documento: 27-fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.