00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12253
Tipo: Dissertação
Título: Histórias em quadrinhos: design como abordagem investigativa sobre saúde sexual e reprodutiva
Título(s) alternativo(s): Comics: design as an investigative approach to sexual and reproductive health
Autor(es): Santana, Hellber Emmanuel Lima de
Primeiro Orientador: Castro, Olagide Wagner de
metadata.dc.contributor.referee1: Kamiya, Regianne Umeko
metadata.dc.contributor.referee2: Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia
Resumo: Introdução: A educação sexual é uma garantia amparada nos marcos normativos da educação brasileira e a evolução destes dispositivos alcançaram maturidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) até seu retrocesso com a materialização do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escola é o espaço cidadão por excelência para formar adolescentes sobre temas acerca da sexualidade, pois a prevenção e a conscientização ainda são as melhores formas de amparar os jovens estudantes, frente a questões que envolvam saúde sexual e reprodutiva, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e gravidez não planejada. Procuramos desenvolver uma abordagem onde os estudantes se divertissem e investigassem o tema da sexualidade, com a construção de histórias em quadrinhos (HQ’s). Objetivo: Utilizar o Design Thinking de histórias em quadrinhos em uma abordagem investigativa para que o aluno possa, por sua própria elaboração, fundamentar o que pode ser importante para sua saúde sexual ou reprodutiva. Método: Trata-se de uma produção educacional, com abordagem qualiquantitativa, dando ênfase aos processos qualitativos de construção dos quadrinhos. Esta foi desenvolvida no segundo semestre de 2021 até o segundo semestre de 2022, na Escola Estadual do Passo de Camaragibe – AL e aplicada na disciplina de Biologia, sendo adotadas duas turmas de ensino médio, num total de 37 alunos participantes. Neste trabalho, o referencial metodológico foi a abordagem do Design Thinking (DT) com sua aplicação e resultados obtidos em cada uma de suas etapas: Empatizar, Definir, Idear, Prototipar e Testar. A técnica utilizada para obtenção dos dados qualitativos foi a pesquisa-ação e a coleta a partir das informações e materiais produzidos ao longo da aplicação. As experiências de aprendizagem foram verificadas quantitativamente, através de testes pré e pós-aplicação. As referências relacionadas aos conceitos do DT, da educação em sexualidade e de HQ na educação foram obtidas a partir dos bancos de dados Scielo e Google Acadêmico. Resultados: As histórias foram construídas ao longo da aplicação do Design Thinking. Todas as etapas do DT foram concebidas sob a perspectiva do ensino por investigação, onde o protagonismo estudantil, a colaboração nas decisões coletivas e nas produções em grupo, a investigação dos aspectos biológicos e culturais na construção do conhecimento e no lúdico, ao criar seus roteiros e desenhos, possibilitou aos alunos o desenvolvimento de recursos educativos que contribuíssem para a compreensão da saúde sexual e reprodutiva. Ao fim de todas as etapas, os alunos produziram um e-book com a HQ intitulada Ramon e Júlia, que foi aplicada em sala e adaptada de acordo com a evolução do projeto. Houve uma melhora no conhecimento conceitual acerca das IST’s e problemas relacionados com a gravidez na adolescência, como verificado na comparação de questões aplicadas no pré-teste e pós-teste. Conclusão: Conclui-se que esta abordagem é bastante eficaz no processo de educação sexual, pois os alunos passaram a refletir sobre as questões relativas à sexualidade que façam parte de seu cotidiano, reconhecendo de forma ativa e lúdica o debate de promoção em educação em saúde sexual para alcançar o engajamento juvenil, a aprendizagem significativa e as múltiplas habilidades durante o processo. Somado ao fato de que as HQs trazem o aspectos lúdico do cotidiano e proporcionam a identificação do leitor ao seu contexto, e, com isto, maior engajamento na produção do conhecimento.
Abstract: Introduction: Sex education is a guarantee supported by the normative frameworks of Brazilian education and the evolution of these devices reached maturity with the National Curricular Parameters (PCNs) until their setback with the materialization of the text of the National Common Curricular Base (BNCC). The school is the citizen space par excellence for educating teenagers on issues around sexuality, as prevention and awareness are still the best ways to support young students, in the face of issues involving sexual and reproductive health, Sexually Transmitted Infections (STIs), and unplanned pregnancy. We tried to develop an approach where students had fun and investigated the theme of sexuality, with the construction of comics (HQs). Goal: Using the Design Thinking of comics in an investigative approach so that the student can, through his elaboration, substantiate what may be important for his sexual or reproductive health. Method: This is an educational production, with a quali-quantitative approach, emphasizing the qualitative processes of the construction of comics. This was developed in the second half of 2021 until the second half of 2022, at Escola Estadual do Passo de Camaragibe - AL and applied in the Biology discipline. Two high school classes were adopted, with a total of 37 participating students. In this work, the methodological reference was the Design Thinking (DT) approach with its application and results obtained in each of its stages: Empathize, Define, Ideate, Prototype, and Test. The technique used to obtain qualitative data was action research and collection based on information and materials produced throughout the application. Learning experiences were quantitatively verified through pre- and post-application tests. References related to the concepts of DT, sexuality education, and comics in education were obtained from the Scielo and Google Scholar databases. Results: The stories were built through the application of Design Thinking. All stages of the DT were conceived from the perspective of teaching by investigation, where student protagonism, collaboration in collective decisions and group productions, and investigation of biological and cultural aspects in the construction of knowledge and the ludic, when creating their scripts and drawings, enabled students to develop educational resources that contributed to the understanding of sexual and reproductive health. At the end of all the stages, the students produced an e-book with the comic entitled Ramon and Júlia, which was applied in the classroom and adapted according to the evolution of the project. There was an improvement in conceptual knowledge about STIs and problems related to teenage pregnancy, as seen in the comparison of the pre-test and post-test questions. Conclusion: It is concluded that this approach is quite effective in the sex education process, as students began to reflect on issues related to sexuality that are part of their daily lives, actively and playfully recognizing the debate on promoting health education sex to achieve youth engagement, meaningful learning, and multiple skills during the process. Added the fact that the comics bring the playful aspects of everyday life and provide the reader's identification with their context, with this, greater engagement in the production of knowledge.
Palavras-chave: Educação Sexual
Design thinking
Histórias em quadrinhos
Tecnologia educacional
Sexualidade – Biologia
Sex education
Comics
Educational technology
Sexuality – Biology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: SANTANA, Hellber Emmanuel Lima de. Histórias em quadrinhos: design como abordagem investigativa sobre saúde sexual e reprodutiva. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12253
Data do documento: 9-jan-2023
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