00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11583
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A metodologia peer instruction como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de química
Título(s) alternativo(s): The peer instruction methodology as a tool in the chemistry teaching-learning process
Autor(es): Ferreira, Hugo Alves
Primeiro Orientador: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martins, Thatiane Veríssimo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mônica Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Nataélia Alves da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Evellyn Patricia Santos da
Resumo: Este trabalho buscou analisar a efetividade da aprendizagem da disciplina de Química da primeira série do ensino médio no conteúdo de distribuição eletrônica de Linus Pauling com a utilização da metodologia ativa denominada Peer Instruction, ou em português, Aprendizagem por Pares. A pesquisa se desenvolveu no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas que fica localizada no bairro do Trapiche da Barra, na cidade de Maceió - Alagoas. Foi utilizado um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram aplicados dois questionários em formatos eletrônicos para esta turma no ano letivo de 2021 durante o 2º bimestre em que a escola estava no formato de ensino híbrido. A pesquisa caracterizou-se pela análise dos dados resultantes desses formulários, que foram direcionados de forma individual e posteriormente em dupla. Foi possível constatar que as maiores porcentagens de acertos se relacionaram com a realização da atividade em dupla, como esperado,e que as taxas variaram entre 80 e 100% no que diz respeito a marcação da alternativa correta, e quando comparado com a perspectiva individual, a porcentagem foi entre 70 e 100%. Portanto, a aplicação da metodologia Peer Instruction no processo de Aprendizagem de Química mostrou-se uma ferramenta viável ao permitir, maior rendimento nas atividades, visto que além de realizarem a atividade em dupla, também aumentou a interação entre os estudantes.
Abstract: This paper sought to analyze the effectiveness of teaching-learning in the chemistry subject of first grade in the content of Linus Pauling electronic distribution using the active methodology called Peer Instruction. The research was developed in the Tiradentes College of the Military Police of Alagoas, located in the Trapiche da Barra neighborhood, in the city of Maceió-Alagoas.A qualitative case study was used in which two questionnaires were administered in electronic formats to this class in the 2021 school year during the 1nd semester when the school was in a hybrid teaching format. The research was characterized by the analysis of the data resulting from these forms, which were directed individually and then in pairs. It was possible to see that the highest percentages of correct answers were related to performing the activity in pairs, as expected, and that the rates varied between 80 and 100 % with respect to marking the correct alternative, and when compared to the individual perspective, the percentage was between 70 and 100 %.Therefore, the application of the Peer Instruction methodology in the chemistry teaching-learning process proved to be a viable tool, as it allowed a better performance of the activities, since besides doing the activity in pairs, it also increased the interaction among the students.
Palavras-chave: Aprendizagem por pares
Ensino híbrido
Peer instruction
Hybrid teaching
Peer learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: FERREIRA, Hugo Alves. A metodologia peer instruction como instrumento no processo de ensino aprendizagem de química. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11583
Data do documento: 22-mar-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A metodologia peer instruction como instrumento no processo de ensino aprendizagem de química.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.