00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11478
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da disciplina eletiva de pré-cálculo no ensino médio, com ênfase em limites e derivadas de funções polinomiais
Autor(es): Silva, Marcos Roque da
Primeiro Orientador: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Vanessa Lúcia da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Tiago Martinho da
Resumo: Neste artigo apresento uma pesquisa onde abordamos e analisamos a importância de sugerir o curso de pré-cálculo como um curso destinado aos alunos do 3° ano do ensino médio que pretendem prestar vestibular (eném) para os cursos de exatas na grade do novo ensino médio. Ao longo do mesmo apresento também dados extraídos dos altos índices de reprovação em cálculo diferencial e integral I das Universidade Federal de Goiânia na regional de Goiânia e na Universidade Federal de Campina Grande – campus Cuité, esses mesmos índices que também se repetem na Universidade Federal de Alagoas e também nos Centros Universitários privados, comprovados pela minha vivencia, daí quebrar o paradigma que a disciplina de cálculo diferencial e integral não é um “bicho papão”. Assim proponho nessa pesquisa uma reflexão sobre o modelo de ensino e aprendizagem atual para a formação de futuros graduandos de exatas e identificando alguns dos gargalos e trazendo possíveis soluções.
Abstract: In this article I present a research where we approach and analyze the importance of suggesting the pre-calculus course as a course for students of the 3rd year of high school who intend to take the entrance exam (enem) for exact courses in the new high school grid. Throughout the same I also present data extracted from the high failure rates in differential and integral calculus I Throughout the same I also present data extracted from the high failure rates in differential and integral calculus I from the Federal University of Goiânia in the Goiânia region and at the Federal University of Campina Grande – Cuité campus, from the Federal University of Goiânia in the Goiânia region and at the Federal University of Campina Grande – Cuité campus, these same indexes that are also repeated in the Federal University of Alagoas and also in the private University Centers these same indexes that are also repeated in the Federal University of Alagoas and also in the private University Centers, proven by my experience, hence breaking the paradigm that the discipline of differential and integral calculus is not a “bogeyman”. So I propose in this research a reflection on the current teaching and learning model for the training of future exact science students and identifying some of the bottlenecks and bringing possible solutions.
Palavras-chave: Pré-cálculo
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Matemática(Ensino médio)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: SILVA, Marcos Roque da. A importância da disciplina eletiva de pré-cálculo no ensino médio, com ênfase em limites e derivadas de funções polinomiais. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11478
Data do documento: 28-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.