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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10969
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da percepção ambiental de alunos do ensino médio no estado de Sergipe e proposta de oficinas |
Autor(es): | Veras, Leilane Pereira de Souza |
Primeiro Orientador: | Batista, Vandick da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vital, Marcos Vinícius Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nogueira, Eliane Maria de Souza |
Resumo: | Em um contexto de degradação ambiental faz-se necessário que as sociedades discutam e busquem alternativas viáveis para modificação de tais realidades. A educação é a principal ferramenta como possibilidade de transformação dessa realidade. O indivíduo está em constante contato com o meio, sendo relevante ampliar sua percepção sobre este, o que requer um trabalho de despertar a consciência reflexiva da responsabilidade na conservação do ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção que estudantes têm sobre o ambiente do qual são usuários e sugerir um roteiro de oficinas para serem aplicadas com os estudantes. A metodologia foi realizada através da coleta de dados mediante a aplicação de um formulário semiestruturado com 98 alunos de ensino médio (1a a 3a série) de uma escola de Educação Básica no município de Neópolis-SE. Utilizou-se de análise quantitativa e qualitativa dos dados. A pesquisa obteve dados capazes de entender que a maioria dos estudantes percebem o ambiente ao seu redor de maneira desconexa, embora eles consigam identificar a existência de problemas ambientais na sua cidade, onde 64 alunos não se sentem responsáveis por causar tais problemas, bem como não associam estes problemas a sua vida. Assim os resultados dessa pesquisa demonstram as lacunas no ensino e as dissociações do contexto ambiental para os estudantes, necessitando que a prática educativa seja melhor articulada, planejada e direcionada formando sujeitos críticos, capazes de perceber suas realidades e incitar transformações a partir do desenvolvimento dessa consciência. |
Abstract: | In a context of environmental degradation, it is necessary for societies to discuss and search for viable alternatives to change such realities. Education is the main tool as a possibility for transforming this reality. Each one is in constant contact with the environment, and it is relevant to broaden the perception about it, which requires to awake the reflexive awareness of responsibility for the environment conservation. This work aimed to analyze the perception that students have about the environment they use and to suggest a framework for workshops to be applied with students. The methodology was carried out through the application of a semi-structured questionnaire to high school students (1st to 3rd grade) of a basic education school in the municipality of Neópolis-SE. Quantitative and qualitative analysis of the data was done. The research indicates that most students perceive the environment around them in a disconnected way, although they manage to identify the existence of environmental problems in their city, many do not feel responsible for causing such problems, nor do they associate these problems to their lives. Thus, the results of this research demonstrate gaps in teaching and the dissociations from the environmental context for students, requiring that the educational practice be better articulated, planned and directed, forming critical people, capable of perceiving their realities and inciting transformations from the development of this awareness. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Percepção ambiental Estudantes do ensino médio Education Perception Conservation Environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Citação: | VERAS, Leilane Pereira de Souza. Análise da percepção ambiental de alunos do ensino médio no Estado de Sergipe e proposta de oficinas. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10969 |
Data do documento: | 18-nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS |
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