00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Monitoramento da qualidade da pavimentação de vias utilizando computação em nuvem veicular
Autor(es): Silva, Jefferson David dos Anjos
Primeiro Orientador: Silva, Leandro Dias da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Calado, Ivo Augusto Andrade Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rafael de Amorim
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da
Resumo: Defeitos nas superfícies das ruas, como buracos e imperfeições, podem ocorrer a qualquer momento, de acordo com as condições e a vida útil da estrada. Essas imperfeições nas superfícies das ruas podem comprometer a segurança no trânsito e também ocasionando desgastes prematuros nas peças dos veículos. Neste trabalho, propomos um modelo arquitetural para o ambiente de Vehicular Cloud Computing, capaz de monitorar e avaliar a qualidade da rugosidade da rua, utilizando a métrica do International Roughness Index (IRI). O objetivo deste trabalho, é desenvolver um modelo arquitetural automatizado de monitoramento da rugosidade da estrada para medir a rugosidade do pavimento com base na resposta vibracional utilizando os sensores do smartphone. Com a intenção de informar aos motoristas sobre a qualidade de pavimentação das vias de determinado percursso, para que o motorista possa escolher um caminho mais confortável e mais seguro. Para os experimentos, desenvolvemos um aplicativo android, para fazer os registros da qualidade de rugosidade das vias, junto a um web service que também desenvolvemos, a fim, de armazenar os dados gerados pelo aplicativo. Os experimentos foram realizados na cidade de Garanhuns-PE, percorrendo trechos a uma velocidade de 50 km/h, utilizando três celulares android posicionados encima do painel do automóvel. O modelo do automóvel utilizado foi um Volkswagen Fox 1.0. Os resultados afirmam que o nosso modelo arquitetural consegue monitorar, medir e exibir no mapa a qualidade da rugosidade das vias. No aplicativo são plotados no mapa os lugares onde foram feitos os registros do IRI.
Abstract: Defects in street surfaces, such as potholes and imperfections, can occur at any time, depending on the conditions and life of the road. These imperfections on street surfaces can compromise traffic safety and also cause premature wear of vehicle parts. In this work, we propose an architectural model for the Vehicular Cloud Computing environment, capable of monitoring and evaluating the quality of street roughness, using the International Roughness Index (IRI) metric. The objective of this work is to develop an automated architectural model of road roughness monitoring to measure pavement roughness based on the vibrational response using smartphone sensors. To inform drivers about the quality of paving of the lanes on a given route, so that the driver can choose a more comfortable and safer route. For the experiments, we developed an application android, to record the roughness quality of the roads, together with a web service that we also developed, to store the data generated by the application. The experiments were carried out in the city of Garanhuns-PE, covering stretches at a speed of 50 km/h, using three android cell phones positioned on top of the car’s dashboard. The car model used was a Volkswagen Fox 1.0. The results affirm that our architectural model can monitor, measure and display on the map the quality of road roughness. In the application, the places where the IRI records were made are plotted on the map.
Palavras-chave: Rugosidade – vias
Vehicular cloud computing
Pavimentação - Qualidade
Índice internacional de rugosidade (IRI)
International roughness index (IRI)
Paving quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: SILVA, Jefferson David dos Anjos. Monitoramento da qualidade da pavimentação de vias utilizando computação em nuvem veicular. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10777
Data do documento: 30-abr-2021
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