00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O Discurso da Base Nacional Comum Curricular: “Educação é a base”
Autor(es): Bento, Jacyelle Karinne
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) teve sua versão final promulgada em 2018, sendo apresentada como o resultado de grandes avanços e definida como uma “nova era” para a educação básica no país. A presente dissertação tem como objetivo analisar o discurso da BNCC, buscando desvelar os seus efeitos de sentido. Para isso, fomos norteados pelos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) francesa, filiada a Michel Pêcheux. Na AD entende-se que a língua materializa o discurso, articulando seus elementos históricos, sociais, culturais e ideológicos em sua produção. Nenhum discurso nasce a partir do nada, mas sim de um trabalho sobre outros discursos, materializando-se para responder as necessidades colocadas pelas relações entre os homens. Seguindo essa metodologia, foi necessário discutir as condições de produção amplas e estritas do discurso da BNCC, onde abordamos as reformas educacionais dos anos 90 até os dias atuais. O nosso corpus de pesquisa, é constituído de nove sequências discursivas retiradas do documento oficial da BNCC. Analisando o discurso da BNCC, onde foi possível compreender que apesar do caráter inovador que se tem apresentado para este documento, o que estaria em curso seria a utilização da educação básica para atender às novas demandas do capital, uma vez que instituições da iniciativa privada e organismos internacionais tiveram atuação importante no processo de elaboração e implantação do referido documento, buscando estabelecer uma formação humana na educação básica voltada para o mundo do trabalho. Esta dissertação é resultado de investigações desenvolvidas no grupo de pesquisa: Políticas Públicas, História e Discurso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas e através dele buscamos possibilitar aos profissionais da educação básica uma leitura crítica deste documento.
Abstract: The Common National Curriculum Base (CNCB) had its final version promulgated in 2018, being presented as the result of great advances and defined as a “new era” for basic education in the country. Therefore, this dissertation aimed to analyze the CNCB's discourse, seeking to understand its meaning effects. For this, we were guided by the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis (DA), affiliated with Michel Pêcheux. In DA it is understood that the language materializes the discourse, articulating its historical, social, cultural and ideological elements in its production, no discourse is born out of nothing, but from a work on other discourses, materializing to answer the needs posed by relations between men. Following this methodology, it was necessary to discuss the broad and strict production conditions of the CNCB's discourse, where we approach educational reforms in the 90's until the present day; we selected our research corpus, with nine discursive sequences taken from the official NCCB document; and we analyzed the CNCB discourse, where it was possible to understand that despite the innovative character that has been presented for this document, what would be underway would be the use of basic education to meet the new demands of capital, since private initiative institutions and international organizations played an important role in the process of elaborating and implementing the CNCB, seeking to establish human training in basic education aimed at the world of work. This dissertation is the result of investigations carried out in the research group: Public Policies, History and Discourse of the Graduate Program in Education at the Federal University of Alagoas and through it we seek to enable basic education professionals to critically read this document.
Palavras-chave: Discurso
Organismos internacionais
Base Nacional Comum Curricular
Educação básica
Formação humana
Discourse
International organizations
Common National Curriculum Base
Basic education
Human formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BENTO, Jacyelle Karinne. O Discurso da Base Nacional Comum Curricula: “Educação é a base”. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10659
Data do documento: 30-out-2020
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