Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10165
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A “Revolução” dos Cravos e a narrativa cinematográfica: as armas e o povo, 1975 e Capitães de Abril (2000) |
Título(s) alternativo(s): | The Carnations “Revolution" and the cinematographic narrative: As Armas e o povo, 1975 and Capitães de Abril (2000) |
Autor(es): | Tavares, Nathália Ourives |
Primeiro Orientador: | Almeida, Anderson Da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Palamartchuk, Ana Paula |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Ana Claudia Aymoré |
Resumo: | A Revolução dos Cravos proporcionou mudanças nos métodos de produção cinematográfica dos cineastas portugueses e, por isso, esse movimento seguiu novos rumos a favor da tentativa de desenvolver uma nova memória e consciência política para o país. O presente trabalho tem como fontes principais o documentário "As Armas e o Povo, 1975", e um filme de ficção "Capitães de Abril" (2000). Identificar os elementos internos dessas películas é possível perceber as diferenças entre os gêneros fílmicos e suas construções narrativas, compreendendo assim, como os filmes interferem na história através das suas representações e de qual maneira as películas propostas abordam a narrativa fílmica e a memória histórica da Revolução do 25 de abril, em Portugal. |
Abstract: | The Carnation Revolution provided changes in the methods of cinematographic production of Portuguese filmmakers and, therefore, this movement followed new directions in favor of the attempt to develop a new memory and political awareness for the country. This work has as main sources the documentary " As Armas e o povo, 1975", and a fiction film "Capitães de Abril" (2000)”. Identifying the internal elements of these films, it is possible to perceive the differences between the film genres and their narrative constructions, thus understanding how the films interfere in history through their representations and how the proposed films approach the film narrative and the historical memory of the Revolution of the 25th of April, in Portugal. |
Palavras-chave: | Portugal - História - Revolução, 1974 Memória coletiva Cinema e história Carnation revolution Memory and cinema and history |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | TAVARES, Nathália Ourives. A “Revolução” dos Cravos e a narrativa cinematográfica : as armas e o povo, 1975 e Capitães de Abril (2000). 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10165 |
Data do documento: | 2-jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A “Revolução” dos Cravos e a narrativa cinematográfica: as armas e o povo, 1975 e Capitães de Abril (2000).pdf | 24.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.