00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Anderson Da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303097060072830pt_BR
dc.contributor.referee1Palamartchuk, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1188767660805614pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Ana Claudia Aymoré-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.creatorTavares, Nathália Ourives-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3765934094963112pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T17:20:35Z-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.available2023-01-10T17:20:35Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationTAVARES, Nathália Ourives. A “Revolução” dos Cravos e a narrativa cinematográfica : as armas e o povo, 1975 e Capitães de Abril (2000). 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10165-
dc.description.abstractThe Carnation Revolution provided changes in the methods of cinematographic production of Portuguese filmmakers and, therefore, this movement followed new directions in favor of the attempt to develop a new memory and political awareness for the country. This work has as main sources the documentary " As Armas e o povo, 1975", and a fiction film "Capitães de Abril" (2000)”. Identifying the internal elements of these films, it is possible to perceive the differences between the film genres and their narrative constructions, thus understanding how the films interfere in history through their representations and how the proposed films approach the film narrative and the historical memory of the Revolution of the 25th of April, in Portugal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortugal - História - Revolução, 1974pt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectCarnation revolutionpt_BR
dc.subjectMemory and cinema and historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA “Revolução” dos Cravos e a narrativa cinematográfica: as armas e o povo, 1975 e Capitães de Abril (2000)pt_BR
dc.title.alternativeThe Carnations “Revolution" and the cinematographic narrative: As Armas e o povo, 1975 and Capitães de Abril (2000)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Revolução dos Cravos proporcionou mudanças nos métodos de produção cinematográfica dos cineastas portugueses e, por isso, esse movimento seguiu novos rumos a favor da tentativa de desenvolver uma nova memória e consciência política para o país. O presente trabalho tem como fontes principais o documentário "As Armas e o Povo, 1975", e um filme de ficção "Capitães de Abril" (2000). Identificar os elementos internos dessas películas é possível perceber as diferenças entre os gêneros fílmicos e suas construções narrativas, compreendendo assim, como os filmes interferem na história através das suas representações e de qual maneira as películas propostas abordam a narrativa fílmica e a memória histórica da Revolução do 25 de abril, em Portugal.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.