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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7278
Tipo: | Dissertação |
Título: | Punhos e passos do homem vermelho: olhares sobre os heroísmos distópicos de Daredevil |
Título(s) alternativo(s): | The Redman’s Fists and Steps: Insights on the Dystopic Heroisms of Daredevil |
Autor(es): | Silva, Thayrone Ibsen Gomes |
Primeiro Orientador: | Matias, Marcus Vinicius |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leão, Gustavo Henrique de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil |
Resumo: | Esta dissertação, que oferece análises de momentos, ou vertentes, da obra Daredevil, história em quadrinhos publicada desde 1964 pela Marvel Comics, explora sua estrutura em três eixos analíticos. O primeiro objetiva inicialmente aprofundar um dos pontos fundamentais da proposta aqui apresentada, a multiplicidade de fatores e teores encontrados na obra e sua continuidade, que faz necessária uma leitura para além de uma concepção engessada do subgênero “super-herói”. Para tal recorro a teorizações que consideram a noção de trágico, vindo elas do clássico aos ecos no moderno, incluindo fontes acadêmicas como Eagleton (2013) e Loraux (2007). O mesmo capítulo aponta para as derivações das considerações clássicas sobre personagens heroicos (CAMPBELL, 1953), finalmente trazendo tais noções, então adaptadas, para contextos contemporâneos à obra investigada, inclusive recorrendo a estudos sobre a estética do Absurdo, via Camus (2014) e Esslin (1973). O segundo capítulo apresenta reflexões acerca do caráter “demoníaco” imbuído na personalidade do protagonista, como também sobre a coloração vívida de sua vestimenta. Essa leitura tem seu cume analítico na observação da representação da violência no quadrinho; suportes teóricos para esse eixo incluem os textos de Chevalier & Gheerbrant (2003), Kaiser (1986), Pechman (2009) e Gomes (2012). Por fim, o estudo foca nas possíveis relações entre o enredo da história e as estéticas do gênero literário distópico, aqui com adaptações sobre suas repercussões na urbanidade atual a partir das teorias de Moylan (2013; 2016), Claeys (2013; 2017) e Tuan (2005). Quanto à análise da forma visual, elemento intrínseco do híbrido das histórias em quadrinhos, o estudo contou com teorizações de Eisner (2005), McCloud (1995) Barbieri (2017) e Postema (2018). |
Abstract: | This thesis, which offers analyses of moments or of aspects of the narrative in the comic book Daredevil, published since 1964 by the company Marvel Comics, is structured in three analytical pivots. The first one initially aims at deepening one of the fundamental topics of the premise proposed here, the multiplicity of tones and factors found in the text and in its continuity, which claims for a reading beyond the plastered conception of the “superhero” subgenre. For such, I resort to works which look at the notion of the tragic, from classic contexts to its modern echoes, including academic sources such as Eagleton (2013) and Loraux (2007). That chapter also points towards the derivations of classic observations about heroic figures (CAMPBELL, 1953), finally bringing such notions, now adapted, to contemporary contexts, then even recurring to studies which regard the aesthetic of the Absurd, through the texts by Camus (2014) and Esslin (1973). The second chapter brings reflections about the “demonic” aspect of the protagonist, along with some about the vivid color of his outfit. This part reaches its analytical peak in the figuration of violence in the comic book; theoretical support for this segment include the texts by Chevalier & Gheerbrant (2003), Kaiser (1986), Pechman (2009) and Gomes (2012). Lastly, the focus is directed to the possible connections between the story plot and the aesthetics of the dystopic literary genre, here with adaptations regarding its repercussions in contemporary urbanity, stemming from the theories by Moylan (2013; 2016), Claeys (2013; 2017) and Tuan (2005). For the analytical process of the visual aspect, intrinsic element of the hybrid which are comic books, I chose as support the works by Eisner (2005), McCloud (1995) Barbieri (2017) and Postema (2018). |
Palavras-chave: | Daredevil (Personagem de hitórias em quadrinhos) Violência Urbanização Distopias Super-Heróis Daredevil (Character of comic books) Violence Urbanity Dystopia Superhero |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | SILVA, Thayrone Ibsen Gomes. Punhos e passos do homem vermelho: olhares sobre os heroísmos distópicos de Daredevil. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7278 |
Data do documento: | 21-ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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