00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6943
Tipo: Dissertação
Título: Princípio fundamental da contagem no Ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato.
Título(s) alternativo(s): Fundamental Principle of Counting: an approach from the concrete to the abstract
Autor(es): Barros, Edgar Pereira
Primeiro Orientador: Silva, Márcio Henrique Batista da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, José Carlos Almeida de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Allan George de Carvalho
Resumo: O trabalho proposto aborda o ensino do Princípio Fundamental da Contagem (PFC) com alunos do ensino fundamental anos finais: uma prática pedagógica partindo da utilização de material concreto para depois trabalhar problemas mais complexos e abstratos. Desta forma, o objetivo é mostrar que o uso do concreto pode ser um recurso para motivar os estudantes e aprimorar o ensino de matemática, especificamente do Princípio Fundamental da Contagem. Sendo assim, a hipótese a ser comprovada é de que essa prática torna as aulas mais interessantes, mostrando aos alunos a importância da matemática em sala de aula e na vida prática. Assim, o propósito deste trabalho é incentivar o uso de coisas reais para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem, motivando os dissentes a compreender e resolver problemas relacionados a este tema, desde os mais simples aos mais complexos e abstratos.
Abstract: To approach the teaching of the Fundamental Principle of Counting (FPC) with elementary school students final years: a pedagogical practice starting from the use of concrete material to later work more complex and abstract problems. The objective is to show that using concrete can be a resource to motivate students and improve mathematics teaching, specifically of the Fundamental Principle of Counting. The hypothesis to be proved is that this practice makes classes more interesting, showing students the importance of mathematics in the classroom and in practical life. The purpose of this paper is to encourage the use of real things to teach the Fundamental Principle of Counting, thus motivating the students to understand and solve problems related to this theme, from the simplest to the most complex and abstract.
Palavras-chave: Contagem
Ensino fundamental
Ensino fundamental anos finais
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Resolução de problemas
Fundamental Principle of Counting
Elementary school
Elementary school final years
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problem solving
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: BARROS, Edgar Pereira. Princípio fundamental da contagem no ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato. 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6943
Data do documento: 21-fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Princípio fundamental da contagem no Ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.