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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6803
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação diferenciada: a questão indígena no ensino de História e análise do livro didático |
Autor(es): | Lima, Maria Gabriela da Silva |
Primeiro Orientador: | Moraes, Flávio Augusto Aguiar de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbalho, José Ivamilson Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Danúbia Valéria Rodrigues de Lima |
Resumo: | Este estudo surge de inquietações decorrentes de experiências e conhecimentos construídos ao longo do curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão. Para o ensino de História, os Povos Indígenas têm direito de ocupar um espaço diferenciado na aprendizagem escolar, conforme define a legislação. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar como é trabalhado o Projeto Político Pedagógico da Escola; Compreender como os livros didáticos abordam os conteúdos voltados às questões indígenas para o ensino de História; Entender como se dá a prática do ensino com relação à formação do professor de História. Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal de Educação Básica Sabino Romariz, situada em Povoado Campinhos, no município de Pariconha no alto sertão alagoano, onde a mesma oferece o Ensino Fundamental I de 1º ao 5º ano e o Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano. Os instrumentos de coleta de dados consistirão em entrevistas e questionários semiestruturados, o qual será aplicado aos professores e diretores da Escola escolhida, utilizando a metodologia qualitativa e etnográfica como critério de investigação. Frente ao referido questionário e os autores participantes, podemos considerar que é preciso que haja formação para a capacitação educacional referente ao ensino de História e optar por professores formados na área, além do conhecimento analítico sobre o material didático. Por fim, devemos proporcionar aos alunos desta Escola a oportunidade de se defrontar com questões e problemáticas que os levem a refletir sobre a sociedade da qual fazem parte, sobre sua formação ao longo do tempo e sobre sua configuração atual em meio a deficiência se tratando da abordagem metodológica do ensino de História perante questão indígena. |
Abstract: | Este estudio surge de las preocupaciones que surgen de las experiencias y conocimientos construidos durante el curso de Licenciatura en Historia, en la Universidad Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Para la enseñanza de la historia, los pueblos indígenas tienen derecho a ocupar un espacio diferenciado en el aprendizaje escolar, tal como lo define la legislación. Esta investigación tiene como objetivo analizar cómo funciona el Proyecto Político Pedagógico de la Escuela; Comprender cómo los libros de texto abordan los contenidos centrados en temas indígenas para la enseñanza de la historia; Comprender cómo se lleva a cabo la práctica docente en relación con la formación de profesores de historia. Esta investigación se llevó a cabo en la Escuela Municipal de Educación Básica Sabino Romariz, ubicada en Povoado Campinhos, en el municipio de Pariconha, en el sector superior de Alagoas, donde ofrece la Escuela Primaria I de 1 ° a 5 ° año y la Escuela Primaria II de 6 ° a 9 ° grado. . Los instrumentos de recolección de datos consistirán en entrevistas y cuestionarios semiestructurados, que se aplicarán a los maestros y directores de la escuela elegida, utilizando la metodología cualitativa y etnográfica como criterio de investigación. En vista del cuestionario mencionado anteriormente y los autores participantes, podemos considerar que existe una necesidad de capacitación para la capacitación educativa relacionada con la enseñanza de la historia y para elegir maestros capacitados en el área, además del conocimiento analítico sobre el material didáctico. Finalmente, debemos brindar a los estudiantes de esta escuela la oportunidad de enfrentar problemas y problemas que los lleven a reflexionar sobre la sociedad de la que forman parte, sobre su formación a lo largo del tiempo y sobre su configuración actual en medio de la discapacidad, cuando se enfrentan Enfoque metodológico para la enseñanza de la historia frente a los problemas indígenas. |
Palavras-chave: | Ensino de História Livro didático Questão indígena Ensino e aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | LIMA, Maria Gabriela da Silva. Educação diferenciada: a questão indígena no ensino de História e análise do livro didático. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6803 |
Data do documento: | 13-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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