00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6545
Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas de inclusão: uma análise das políticas de atendimento ao surdo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Título(s) alternativo(s): Public Inclusion Policies: An Analysis of Deaf Care Policies at the Federal University of Alagoas (UFAL)
Autor(es): Santos, Ana Paula Nascimento dos
Primeiro Orientador: Rita, Luciana Peixoto Santa
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Júnior, Reynaldo Rubem
metadata.dc.contributor.referee2: Sanabio, Marcos Tanure
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar quais políticas a Ufal vem implementando para garantir a acessibilidade e a inclusão dos Surdos, considerando o cenário de mudanças vivenciado pela sociedade, no que se refere à conquista de direitos por parte desses sujeitos, principalmente, após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Lei 10.436/2002, e seu Decreto regulamentador nº 5.626/2005, que atribuíram às organizações públicas responsabilidades quanto às garantias de comunicação em Libras nesses espaços. Para isso, buscou verificar documentos e serviços institucionais; identificar políticas de capacitação para servidores; e verificar ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto de acessibilidade e inclusão. Trata-se de pesquisa qualitativa com finalidade exploratório-descritiva. Na etapa da coleta de dados foram pesquisados documentos institucionais e colhidas informações pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC); além disso, 10 alunos surdos foram entrevistados, mediante técnica de grupo focal. A análise dos dados foi realizada por meio de três categorias definidas previamente: políticas institucionais e participação; capacitação de servidores; e ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto de formação acadêmica. Nessa fase, procurou-se estabelecer um diálogo entre documentos, percepções dos discentes e as respostas concedidas pelo gestor das políticas de acessibilidade e demais órgãos questionados via e-SIC. Os resultados demonstraram que a Ufal avançou quanto às políticas supracitadas; entretanto, algumas lacunas foram identificadas, a exemplo da necessidade de diálogo e articulação com/entre os principais atores e setores na formulação e execução das políticas; participação ainda incipiente de servidores nas capacitações em Libras; necessidade de mais recursos para atendimento ao surdo no âmbito da universidade, dentre outras. Diante disso, foram sugeridas medidas no intuito colaborar com o (re) arranjo das ações executadas e/ou para a formulação de outras.
Abstract: This paper aims to analyze which policies Ufal has been implementing to ensure accessibility and inclusion of the Deaf, considering the scenario of changes experienced by society, regarding the achievement of rights by these subjects, especially after the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), Law 10.436 / 2002, and its Regulatory Decree No. 5.626 / 2005, which assigned to public organizations responsibilities regarding the guarantees of communication in Libras in these spaces. For this, it sought to verify institutional documents and services; identify training policies for servers; and verify teaching, research and extension actions in the context of accessibility and inclusion. It is a qualitative research with exploratory-descriptive purpose. In the data collection stage, institutional documents were searched and information collected by the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC); In addition, 10 deaf students were interviewed using a focus group technique. Data analysis was performed through three previously defined categories: institutional policies and participation; server training; and actions of teaching, research and extension in the context of academic formation. In this phase, we sought to establish a dialogue between documents, students' perceptions and the answers given by the accessibility policy manager and other bodies questioned via e-SIC. The results showed that Ufal has advanced on the above policies; however, some gaps have been identified, such as the need for dialogue and articulation with / between key actors and sectors in policy formulation and implementation; still incipient participation of civil servants in training in Libras; need for more resources to assist the deaf within the university, among others. Given this, measures were suggested in order to collaborate with the (re) arrangement of the actions performed and / or for the formulation of others.
Palavras-chave: Política pública
Universidades e faculdades públicas
Educação inclusiva
Surdos
Língua brasileira de sinais
Public policy
Public Universities and Colleges
Inclusive education
Deaf
Brazilian Sign Language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: SANTOS, Ana Paula Nascimento dos. Políticas públicas de inclusão: uma análise das políticas de atendimento ao surdo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6545
Data do documento: 29-out-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.