00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6527
Tipo: Dissertação
Título: Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
Título(s) alternativo(s): Using ICTs as a Hybrid Teaching Aid with Educational Applications: Google Classroom and Khan Academy
Autor(es): Silva, Flávio José da
Primeiro Orientador: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Arlyson Alves do
Resumo: O presente trabalho versa sobre as novas Tecnologias de Informação e Comunicação e sua importância para o ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Básico. Trazer o uso de aplicativos para a sala de aula pode ser uma alternativa para despertar o gosto pela disciplina que por vezes acaba se perdendo ao longo dos anos. Misturar as tecnologias existentes, por meio de aplicativos educacionais e a internet, ao ensino tradicional na sala de aula, pode tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas e melhorar o desempenho dos alunos. O Ensino Híbrido tem exatamente essas características de mesclar o ensino on-line ao ensino off-line, por isso abordaremos este tema no nosso trabalho. Também apresentaremos dois aplicativos ou plataformas educacionais que farão parte e integrarão o Ensino Híbrido. Esses aplicativos serão usados nos momentos on-lines, onde os alunos poderão fazer suas atividades em casa ou na escola de acordo com suas necessidades. Neste trabalho abordamos os aplicativos Google Sala de Aula ou Google Classroom e Khan Academy. Como é dado o uso desses aplicativos, suas ferramentas, principais características, e como usá-los simultaneamente nas aulas presenciais de matemática. Ao término deste trabalho deixamos algumas sugestões de atividades para que outros professores interessados possam fazer uso dessas plataformas para melhorar o ensino de matemática em sala de aula.
Abstract: This paper deals with the new Information and Communication Technologies and their importance for the teaching and learning of mathematics in the Basic Education. Bringing applications to the classroom can be an alternative to arouse a taste for the discipline that sometimes gets lost over the years. Mixing existing technologies, through educational applications and the internet, with traditional classroom instruction can make classes more dynamic and attractive and improve student performance. Hybrid Education has exactly these characteristics of blending online teaching with offline teaching, so we will address this topic in our work. We will also introduce two educational apps or platforms that will be part and parcel of Hybrid Education. These applications will be used at online times where students will be able to do their activities at home or at school according to their needs. In this paper we cover the Google Classroom or Google Classroom and Khan Academy apps. How is the use of these applications, their tools, key features, and how to use them simultaneously in classroom math. At the end of this work, we leave some suggestions for activities so that other interested teachers can make use of these platforms to improve classroom math teaching.
Palavras-chave: Google sala de aula - Aplicativos educacionais
Khan Academy - Aplicativos educacionais
Tecnologia da informação e da comunicação
Ensino híbrido
Matemática – Estudo e ensino
Information and communication technology
Hybrid teaching
Mathematics - Study and teaching
Educational apps
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Flávio José da. Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6527
Data do documento: 22-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.