00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6503
Tipo: Dissertação
Título: Modos de ensinar na diversidade cultural: fal(h)as reveladas em aulas dialógicas na educação de jovens e adultos
Autor(es): Oliveira, Deiseane Louise Santos
Primeiro Orientador: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Tânia Maria de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Beserra, Normanda da Silva
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre os procedimentos didáticos metodológicos, a partir de uma análise das atividades e dos materiais utilizados numa sala de Educação de Jovens e Adultos, que, na intenção de favorecer aulas dialógicas, elegeu a temática do trabalho como eixo estruturante das discussões procurando atender, inclusive, ao principio da diversidade cultural que se apresenta como marca daquela modalidade. Para tanto, o trabalho fundamenta-se em autores como Freire (1979, 1982, 1985, 1993; 2007; 2008) Bakthin (1992, 2006), Larrosa (2002; 2004; 2010; 2011); Hall (1992; 2006; 2009); Boaventura (2000;2005). É, portanto, uma reflexão rigorosa, pois convoca categorias que se revelam implicadas no processo ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a saber: dialogicidade, trabalho, sujeitos, diversidade cultural.
Abstract: This paper aims to reflect on the methodological didactic procedures, from an analysis of the activities and materials used in a room of the Youth and Adult Education, which, in the intention of favoring dialogic classes, chose the theme of the work as structure of discussions seeking to meet even the principle of cultural diversity that presents itself as a brand that modality. To this end, the work is based on authors such as Freire (1979, 1982, 1985, 1993, 2007, 2008) Bakhtin (1992, 2006), Larrosa (2002, 2004, 2010, 2011), Hall (1992, 2006, 2009 ); Boaventura (2000, 2005). It is therefore an accurate reflection because convenes categories that reveal themselves involved in the teaching-learning Education for Youths and Adults (EJA), namely: dialogicity, study, subject, cultural diversity.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultos - Didática
Diversidade cultural
Ensino – Metodologia
Youth and Adults education
Youth and Adults education - Didactics
Cultural Diversity
Teaching - Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Deiseane Louise Santos. Modos de ensinar na diversidade cultural: fal(h)as reveladas em aulas dialógicas na educação de jovens e adultos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6503
Data do documento: 27-mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.