Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Melo, Erika Patricia Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sarmento, Analuiza Silva Tenório Luna |
metadata.dc.description.resumo: | Na educação permanente em saúde as metodologias ativas podem representar uma estratégia valiosa para a qualificação dos profissionais e para a oferta de assistência cada vez mais qualificada e voltada para o interesse e a necessidades da população. O treinamento simulado pode representar valiosa estratégia para treinar a equipe de saúde em que se faz necessário um ambiente controlado e seguro não sendo apropriado fazê-lo na hora do atendimento. Objetivo: avaliar se o uso das metodologias ativas na educação permanente de um hospital universitário contribui para o aperfeiçoamento de habilidades e competências favorecendo assim a consolidação do Sistema Único de saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. A pesquisa será desenvolvida em um Hospital Universitário do estado de Alagoas |
Abstract: | In permanent health education, active methodologies can represent a valuable strategy for the qualification of professionals and for the provision of increasingly qualified assistance focused on the interest and needs of the population. Simulated training may represent a valuable strategy for training the health team in which a controlled and safe environment is necessary and it is not appropriate to do so at the time of care. Objective: to evaluate if the use of active methodologies in the permanent education of a university hospital contributes to the improvement of skills and competences, thus favoring the consolidation of the Unified Health System. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. The research will be developed in a University Hospital of the state of Alagoas |
Keywords: | educação saúde simulação education health simulation |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Alagoas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Medicina |
Citation: | MELO, Erika Patricia Rodrigues de. Metodologias ativas na educação permanente: uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6273 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Metodologias ativas na educação permanente uso de simulação no processo de ensino e aprendizagem.pdf | 227,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.