00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: O amor como ele é nos textos dramáticos de Nelson Rodrigues
Autor(es): Bastos, Carolina Leopardi Gonçalves Barretto
Primeiro Orientador: Moreira, Fernando Otavio Fiuza
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Ana Claudia Aymoré
metadata.dc.contributor.referee4: Drucker, Claudia Pellegrini
Resumo: Esta tese consiste em uma discussão acerca do amor nos textos dramáticos de Nelson Rodrigues, a partir da hipótese segundo a qual as acepções tradicionais ágape cristão, philía aristotélica e eros platônico participam da tragicidade da obra. Nesse sentido, há nesta tese incursões à filosofia clássica, onde os universos de referência foram sistematizados para demonstrar a pertinência de tais conteúdos na ação das personagens, segundo um viés existencialista, no sentido empregado por Hélio Pellegrino (Uma confissão de amor ao ser humano). Nessa linha teórico-metodológica o foco recai na personagem, que pode revelar a condição humana, aprofundada na análise. Assim, Nonô (Álbum de família), Gilberto (Perdoa-me por me traíres) e Arandir (O beijo no asfalto), na acepção de personagens que viabilizam as raras eclosões de ágape, são cotejados com textos religiosos em um processo através do qual se revela a conversibilidade entre os aspectos trágico e cômico, baseada, sobretudo, no radical não lugar do amor espiritualizado. Em um segundo momento, a philía de acordo com a Etica Nicomaquea ocupa o primeiro plano de investigação, com a demonstração de sua presença-ausência. (Presença enquanto proximidade (familiar ou convivência) e ausência enquanto ocasião para disputar.) Essa relação é discutida nos termos philía-agon, ora no contexto de nascimento filosofia x tragédia (caracterização de elementos-chaves dos gêneros tais como pathos e eudaimonía), ora no relacionamento entre as irmãs Guida e Lígia (A serpente), Alaíde e Lúcia (Vestido de noiva) e Aurora e Silene (Os sete gatinhos). Tais análises revelam, dentre outras coisas, que o amor philía persiste em um sentido muito específico, segundo o qual a união familiar sofre golpes do amor erótico que esgarçam sua teia, só retomada adiante, alusivamente, na retessitura do convívio daqueles que sobraram para contar a história. Finalmente, o amor erótico é apresentado através de discursos-contatos entre personagens rodriguianos e platônicos tais como Diotima e Doroteia, e mesmo entre Erixímaco, Freud e Nelson Rodrigues, mostrando não apenas a ação dramática de O Banquete de Platão, mas, até mesmo, uma continuidade na história das ideias, apontada na oposição complementar entre eros sadio e eros mórbido (Eurixímaco), na dicotomia entre Eros e Thánatos (Freud) ou, ainda, quando uma gata morta a pauladas dá à luz sete gatinhos (Nelson Rodrigues). Aqui se circunscreve uma leitura do teatro desagradável segundo uma abordagem teleológica enquanto remédio amargo, precisamente, ao pontuar o mérito do autor em promover o despertar do leitor para condicionamentos que obliteram a felicidade das personagens, dentre os quais o insustentável ideário amoroso nos termos tradicionais. Guardadas as devidas proporções dos fatores social e psicológico, nisso consiste a tragicidade do amor, apresentando o humano, automaticamente responsivo, sem poder livrar-se do medo e do egoísmo fundamentais, todavia protegendo seu desejo do esvaziamento sempre que renova sua disposição para lutar por mais um segundo de eternidade. Assim, até o ponto de sentir-se novamente ameaçado, e, nessa tensão, encontrar sua parcela de absoluto e de continuidade.
Abstract: This thesis consists of a discussion upon love in the dramatic texts of Nelson Rodrigues. The starting point here lies on the hypothesis according to which the traditional meanings of Christian agape, Aristotelian philia and Platonic eros play a master role in the context of the tragicalness of the work. In this sense, there are in this thesis incursions to the Classical Philosophy in which the corresponding reference universes were systematized in order to demonstrate the relevence of such contents in the actions of the characters, according to an existentialist perspective, in the sense used by Hélio Pellegrino (Uma confissão de amor ao ser humano). In this theoretical and methodological approach, the focus is on the character, which can reveal the human condition, in depth analysis. According to which, Nonô (Álbum de família), Gilberto (Perdoa-me por me traíres) and Arandir (O beijo no asfalto), in the sense of characters that become viable the rare emergences of agape, are compared side by side with religious texts trough a process through which proves the convertibility between tragic and comic aspects, based principally on the non place of the spiritualized love. In the second instance, the philia according to Aristotelian Etica Nicomaquea occupies the foreground of research, with the demonstration of its presence - absence. Presence as proximity (familiar or friendship) and absence as occasion of competition. This relations are discussed in terms of philia-agon, sometimes in terms of the birth context of the philosophy x tragedy (characteristics of the key elements of the genres such as pathos and eudaimonia ) and sometimes in the relationship between the sisters Guida and Lídia (A serpente), Alaíde and Lúcia (Vestido de noiva) and Aurora and Silene (Os sete gatinhos).Such analyses reveal , among several other things, that the love philia persists in a very specific sense, according to which the set of the family suffers strikes from the erotic love that fray its web only resumed later, allusively, in the new order of the relationships of those who have left to tell the story. Finally, the erotic love is presented through the discourses-contacts between Rodriguean and Platonic Characters such as Diotima and Dorotéia and even between Erixímaco, Freud and Nelson Rodrigues, showing not only the dramatic action of The banquet of Plato even a continuity of the history of ideas pointed out in the complementary opposition between healthy eros and pathologic one (Eurixímaco), as well in the dicotomy between Eros and Tanatos (Freud) or even when a female cat is brutally killed and gives birth to seven kittens (Nelson Rodrigues). Here is limited a reading of teatro desagradável like bitter medicine, according to a teleological approach, precisely, to punctuate the merits of the author to promote the awakening of the reader to conditioning that obliterate the happiness of the characters, among them the unsustainable ideal of love put in traditional terms. The tragicalness of love, taking into account the adequate proportions of social and psychological factors is this. It presents human being, automatically responsive, without the power to overcome the fundamental fear and selfishness, however protecting your desire of emptying, always renewing willingness to fight for one more second of eternity. Thus, to the point of feeling threatened again, and in this tension, find it share of absolute and continuity.
Palavras-chave: Rodrigues, Nelson, 1912-1980 – Crítica e interpretação
Literatura brasileira
Crítica literária
Amor na literatura - Nelson Rodrigues
Rodrigues, Nelson, 1912-1980 - Criticism and interpretation
Brazilian literature
Literary criticism
Love in Literature - Nelson Rodrigues
Dramatic Literature
Brazilian Theatre
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: BASTOS, Carolina Leopardi Gonçalves Barretto. O amor como ele é nos textos dramáticos de Nelson Rodrigues. 2019. 129 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6258
Data do documento: 24-mar-2014
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