00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5843
Tipo: Dissertação
Título: A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadoras
Título(s) alternativo(s): The construction of teaching autonomyn in local public schools for tere education of Maceió: on analysis of the schools self-homming
Autor(es): Araújo, Ana Cláudia Albuquerque de
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Jarbas Santos
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a responsabilidade imposta aos professores no momento histórico atual e como se dá sua participação no interior das escolas. Para isto, tivemos como objeto de estudo a perspectiva do Projeto “Escolas Auto-Formadoras”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió – SEMED. Os/as sujeitos da nossa pesquisa foram os/as professores/as da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental integrante da proposta. Foi realizado um Estudo de Caso e, para isso, discutimos as políticas e reformas educacionais no Brasil a partir das transformações ocorridas do Liberalismo Clássico ao Neoliberalismo, fundamentando em seguida, a incidência dos discursos sobre a autonomia na função social do docente. Concluímos focando as relações de poder das quais os/as professores/as fazem parte, evidenciando a relação paradoxal entre a ação do/a professor/a como evidência de sua autonomia profissional e o controle do sistema atual.
Abstract: The research aims to analyze a proposal for teacher education unprecedented in municipal schools in Maceió offered to teachers in the current historical moment seeking particularly to observe how their participation in the process of self-education occurs within schools in which they operate, problematizing their autonomy. To this purpose, we had the prospect of the project as its object of study "Schools Self-formation," developed by the Municipal Department of Education of Maceió - SEMED. The participants of our research were the teachers of the Early Childhood Education and early years of elementary school, members of the proposal. We conducted a case study and, to do so, we discussed the political and educational reforms in Brazil from the transformations in the Classical Liberalism to Neoliberalism, basing then the incidence of discourses on autonomy in the social function of teaching. We concluded by focusing the power relations in which the teachers are part of, showing the paradoxical relationship between the action of the teacher as evidence of their professional autonomy and control of the current system.
Palavras-chave: Autonomia docente
Saberes docentes
Neoliberalismo
Auto-formação
Teacher knowledge
Neoliberalism
Self-formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Ana Cláudia Albuquerque de. A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadoras. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5843
Data do documento: 5-ago-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.