Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5843
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pizzi, Laura Cristina Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5495814740484322 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6495492068805035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Jarbas Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Ana Cláudia Albuquerque de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0377500135823486 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T17:13:27Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T17:13:27Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-05 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ana Cláudia Albuquerque de. A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadoras. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5843 | - |
dc.description.abstract | The research aims to analyze a proposal for teacher education unprecedented in municipal schools in Maceió offered to teachers in the current historical moment seeking particularly to observe how their participation in the process of self-education occurs within schools in which they operate, problematizing their autonomy. To this purpose, we had the prospect of the project as its object of study "Schools Self-formation," developed by the Municipal Department of Education of Maceió - SEMED. The participants of our research were the teachers of the Early Childhood Education and early years of elementary school, members of the proposal. We conducted a case study and, to do so, we discussed the political and educational reforms in Brazil from the transformations in the Classical Liberalism to Neoliberalism, basing then the incidence of discourses on autonomy in the social function of teaching. We concluded by focusing the power relations in which the teachers are part of, showing the paradoxical relationship between the action of the teacher as evidence of their professional autonomy and control of the current system. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autonomia docente | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Auto-formação | pt_BR |
dc.subject | Teacher knowledge | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
dc.subject | Self-formation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadoras | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of teaching autonomyn in local public schools for tere education of Maceió: on analysis of the schools self-homming | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo analisar a responsabilidade imposta aos professores no momento histórico atual e como se dá sua participação no interior das escolas. Para isto, tivemos como objeto de estudo a perspectiva do Projeto “Escolas Auto-Formadoras”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió – SEMED. Os/as sujeitos da nossa pesquisa foram os/as professores/as da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental integrante da proposta. Foi realizado um Estudo de Caso e, para isso, discutimos as políticas e reformas educacionais no Brasil a partir das transformações ocorridas do Liberalismo Clássico ao Neoliberalismo, fundamentando em seguida, a incidência dos discursos sobre a autonomia na função social do docente. Concluímos focando as relações de poder das quais os/as professores/as fazem parte, evidenciando a relação paradoxal entre a ação do/a professor/a como evidência de sua autonomia profissional e o controle do sistema atual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió - uma análise das escolas auto-formadoras.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.