00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Jarbas Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.creatorAraújo, Ana Cláudia Albuquerque de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0377500135823486pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T17:13:27Z-
dc.date.available2019-09-02T17:13:27Z-
dc.date.issued2009-08-05-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Cláudia Albuquerque de. A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadoras. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5843-
dc.description.abstractThe research aims to analyze a proposal for teacher education unprecedented in municipal schools in Maceió offered to teachers in the current historical moment seeking particularly to observe how their participation in the process of self-education occurs within schools in which they operate, problematizing their autonomy. To this purpose, we had the prospect of the project as its object of study "Schools Self-formation," developed by the Municipal Department of Education of Maceió - SEMED. The participants of our research were the teachers of the Early Childhood Education and early years of elementary school, members of the proposal. We conducted a case study and, to do so, we discussed the political and educational reforms in Brazil from the transformations in the Classical Liberalism to Neoliberalism, basing then the incidence of discourses on autonomy in the social function of teaching. We concluded by focusing the power relations in which the teachers are part of, showing the paradoxical relationship between the action of the teacher as evidence of their professional autonomy and control of the current system.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia docentept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectAuto-formaçãopt_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectSelf-formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadoraspt_BR
dc.title.alternativeThe construction of teaching autonomyn in local public schools for tere education of Maceió: on analysis of the schools self-hommingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar a responsabilidade imposta aos professores no momento histórico atual e como se dá sua participação no interior das escolas. Para isto, tivemos como objeto de estudo a perspectiva do Projeto “Escolas Auto-Formadoras”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió – SEMED. Os/as sujeitos da nossa pesquisa foram os/as professores/as da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental integrante da proposta. Foi realizado um Estudo de Caso e, para isso, discutimos as políticas e reformas educacionais no Brasil a partir das transformações ocorridas do Liberalismo Clássico ao Neoliberalismo, fundamentando em seguida, a incidência dos discursos sobre a autonomia na função social do docente. Concluímos focando as relações de poder das quais os/as professores/as fazem parte, evidenciando a relação paradoxal entre a ação do/a professor/a como evidência de sua autonomia profissional e o controle do sistema atual.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.