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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os indicadores de alfabetização científica: uma análise do tema água no livro didático de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Other Titles: Indicators of scientific literacy: an analysis of water topic in the science textbooks in the first years of Elementary School
metadata.dc.creator: Oliveira, Abraão Felipe Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Lorenzetti, Leonir
metadata.dc.contributor.referee2: Gama, Carolina Nozella
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho realizamos uma reflexão de como os livros didáticos podem contribuir para possibilitar que os alunos sejam alfabetizados cientificamente a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Pizarro (2014). O estudo trata-se de uma pesquisa documental, em que realizamos uma análise qualitativa de treze coleções das vinte e seis aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2016. As coleções analisadas são de Ciências e Ciências Humanas e da Natureza e se referem aos livros dos anos iniciais do ensino fundamental. Para realizar a análise, definimos como tema central aqueles referentes à água, tendo em vista a relevância que esse tema possui em relação a outras temáticas. Neste trabalho, temos como problema de pesquisa a seguinte questão: a forma como os livros didáticos de ciências, das coleções dos anos iniciais do ensino fundamental aprovadas no PNLD 2016, têm estruturado e sequenciado seus conteúdos e atividades referentes ao tema água possibilitam aos alunos condições para o desenvolvimento dos Indicadores de Alfabetização Científica? Para tornar a análise possível levando em consideração a variável tempo, definimos no nosso percurso metodológico que, dentro do grande tema água, apenas os conteúdos os estados físicos da água, uso da água pelos seres humanos, a água no planeta, o ciclo da água, água como solvente universal, água na produção dos alimentos, economia/desperdício de água, saneamento básico/tratamento de água e mudanças do estado físico da água, seriam o foco de nossa análise, levando em consideração que estes conteúdos foram os mais presentes nas coleções. Como método de análise, utilizamos a análise de conteúdo nos referenciando nos estudos de Bardin (2011) para tratamento e análise dos dados. Buscamos através da análise, identificar se nas coleções analisadas existem sinais que nos revelem que os conteúdos e atividades apresentados por eles, possibilitam condições para que os Indicadores de Alfabetização Científica ocorram durante a utilização do livro em sala de aula, promovendo a alfabetização científica dos alunos. A partir da análise, identificamos que os livros apresentam condições para a possível ocorrência dos indicadores, sendo os IAC articular ideias e ler em ciências, os mais presentes no livro didático, problematizar o que menos vezes tem possibilidade de ocorrer e o indicador investigar o que menos ocorre. A ocorrência de um dererminado IAC em uma atividade pode ser resultado de um IAC que ocorreu anteriormente, havendo uma atiticulação entre os próprios IAC, que colabora pra que os alunos alcance como resultado do processo de aprendizagem a Alfabetização Científica. Pudemos observar, também, que nas diversar atividades apresentadas, para que a ocorência dos IAC aconteça, a mediação do professor é impressindível e que os livros apresentem atividades que possibilitem a ocorrência dos IAC, parte significativa delas necessitam que haja a intervenção do professor para que os IAC possam acontecer.
Abstract: In this paper we present a reflection on how textbooks can contribute to enable students to be scientifically literate from the Scientific Literacy Indicators proposed by Pizarro (2014). The study is a documentary research, in which we carried out a qualitative analysis of thirteen collections of the twenty six approved in the National Plan of the Didactic Book - PNLD 2016. The analyzed collections are of Sciences and Human and Nature Sciences and they refer to the books years of elementary school. In order to carry out the analysis we define as central theme those referring to water, considering the relevance that this theme has in relation to other themes. In this paper we have as a research problem the following question: how did the science textbooks, from the collections of the initial years of elementary education approved in PNLD 2016, have structured and sequenced their contents and activities related to water, enable students to the development of the Scientific Literacy Indicators? In order to make the analysis possible taking into account the time variable, we define in our methodological course that within the great theme water, only the contents of the physical states of water, use of water by humans, water on the planet, water as a universal solvent, water in food production, economy / water waste, basic sanitation / water treatment and changes in the physical state of water, would be the focus of our analysis, taking into account that these contents were the most present in the collections . As a method of analysis, we use content analysis referencing us in the studies of Bardin (2011) for treatment and data analysis. We seek through the analysis to identify if in the analyzed collections there are signs that reveal that the contents and activities presented by them, allow conditions for the Scientific Literacy Indicators to occur during the use of the book in the classroom, promoting students' scientific literacy. From the analysis we identified that the books present conditions for the possible occurrence of the indicators, the IAC articulating ideas and reading in sciences, the most present in the textbook, problematizing what is less likely to occur and the indicator investigating what less occurs. The occurrence of an IAC in an activity may be the result of an IAC that has occurred previously, and there is an interaction among the IACs themselves, which helps students to achieve as a result of the learning process the Scientific Literacy. We could also observe that in the diversified activities presented, in order for the occurrence of IACs to occur, the teacher's mediation is essential and the books present activities that allow the occurrence of IAC, a significant part of which requires the intervention of the teacher so that the IAC may occur.
Keywords: Educação científica
Água - Livro didático
Ciências (disciplina) - Ensino fundamental
Ciências humanas e da natureza
Scientific Education
Water -Textbook
Sciences (Discipline) - Elementary School
Human and Nature Sciences
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: OLIVEIRA, Abraão Felipe Santos de. Os indicadores de alfabetização científica: uma análise do tema água no livro didático de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 217f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5659
Issue Date: 15-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

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