Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5518
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação |
Título(s) alternativo(s): | A scientific exposure to choose chemistry: from planning to evaluation |
Autor(es): | Lopes, Márcio José de Moraes |
Primeiro Orientador: | Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Francisco, Welington |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Monique Gabriela Angelo da |
Resumo: | Este trabalho se propôs a investigar a percepção dos estudantes sobre os objetos de uma exposição científica, bem como o papel destes objetos na interpretação do conjunto expositivo, investigando a possível aprendizagem obtida por estes alunos. Buscou-se interligar a ciência e a arte, numa concepção mais holística da educação, trabalhando como um poema com simbologias científicas e palavras para produção de sentidos. A pesquisa se deu a partir do planejamento, execução e avaliação de uma exposição realizada com 28 estudantes do segundo período de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Arapiraca. Para a coleta de dados foram empregadas observações de campo e questionários respondidos pelos participantes. A partir disso, foi investigado como a exposição alterou a percepção/interpretação inicial do poema e quais aprendizagens foram notadas. Os resultados demonstraram uma boa recepção da exposição e dos objetos produzidos. Revelaram ainda uma melhora na interpretação do poema pelos visitantes a partir do conjunto expositivo. A exposição permitiu-nos trabalhar com cinco estações com objetos expositivos e um vídeo, todos elaborados pelo pesquisador no sentido de buscar outras formas de abordagem do conteúdo conceitual, diversa das práticas mais tradicionais de ensino. A avaliação dos objetos teve uma relação direta com sua interpretação, bem como a possibilidade de gerar experiências autênticas. |
Abstract: | This paper aims to investigate the students' perception of the objects of a scientific exposition, as well as the role of these objects in the interpretation of the expository set, investigating the possible learning obtained by these students. It sought to interconnect science and art, in a more holistic conception of education, working as a poem with scientific symbologies and words for the production of meanings. The research was based on the planning, execution and evaluation of an exposition carried out with 28 students from the second period of Degree in Chemistry of the Federal University of Arapiraca. Field observations and questionnaires answered by the participants were used to collect data. From this, it was investigated how the exposition altered the initial perception / interpretation of the poem and what learnings were noticed. The results showed a good reception of the exhibition and the objects produced. They also revealed an improvement in the interpretation of the poem by the visitors from the exhibition set. The exhibition allowed us to work with five stations with exhibition objects and a video, all elaborated by the researcher to find other ways of approaching conceptual content, different from more traditional teaching practices. The evaluation of the objects had a direct relation with its interpretation, as well as the possibility of generating authentic experiences. |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino Poesia Exposições científicas Espaço externo da escola Chemistry - Study and teaching Poetry Scientific exhibition Non-formal educational spaces |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Scientific dissemination |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | LOPES, Márcio José de Moraes. Uma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5518 |
Data do documento: | 18-fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma exposição científica para se apaixonar pela química_ do planejamento à avaliação.pdf | Uma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.