00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco Junior, Wilmo Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813504265082078pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Welington-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9386717718234718pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Monique Gabriela Angelo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.creatorLopes, Márcio José de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0111235298470807pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-22T18:09:17Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2019-07-22T18:09:17Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationLOPES, Márcio José de Moraes. Uma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5518-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the students' perception of the objects of a scientific exposition, as well as the role of these objects in the interpretation of the expository set, investigating the possible learning obtained by these students. It sought to interconnect science and art, in a more holistic conception of education, working as a poem with scientific symbologies and words for the production of meanings. The research was based on the planning, execution and evaluation of an exposition carried out with 28 students from the second period of Degree in Chemistry of the Federal University of Arapiraca. Field observations and questionnaires answered by the participants were used to collect data. From this, it was investigated how the exposition altered the initial perception / interpretation of the poem and what learnings were noticed. The results showed a good reception of the exhibition and the objects produced. They also revealed an improvement in the interpretation of the poem by the visitors from the exhibition set. The exhibition allowed us to work with five stations with exhibition objects and a video, all elaborated by the researcher to find other ways of approaching conceptual content, different from more traditional teaching practices. The evaluation of the objects had a direct relation with its interpretation, as well as the possibility of generating authentic experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectExposições científicaspt_BR
dc.subjectEspaço externo da escolapt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectScientific exhibitionpt_BR
dc.subjectNon-formal educational spacespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqScientific disseminationpt_BR
dc.titleUma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliaçãopt_BR
dc.title.alternativeA scientific exposure to choose chemistry: from planning to evaluationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propôs a investigar a percepção dos estudantes sobre os objetos de uma exposição científica, bem como o papel destes objetos na interpretação do conjunto expositivo, investigando a possível aprendizagem obtida por estes alunos. Buscou-se interligar a ciência e a arte, numa concepção mais holística da educação, trabalhando como um poema com simbologias científicas e palavras para produção de sentidos. A pesquisa se deu a partir do planejamento, execução e avaliação de uma exposição realizada com 28 estudantes do segundo período de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Arapiraca. Para a coleta de dados foram empregadas observações de campo e questionários respondidos pelos participantes. A partir disso, foi investigado como a exposição alterou a percepção/interpretação inicial do poema e quais aprendizagens foram notadas. Os resultados demonstraram uma boa recepção da exposição e dos objetos produzidos. Revelaram ainda uma melhora na interpretação do poema pelos visitantes a partir do conjunto expositivo. A exposição permitiu-nos trabalhar com cinco estações com objetos expositivos e um vídeo, todos elaborados pelo pesquisador no sentido de buscar outras formas de abordagem do conteúdo conceitual, diversa das práticas mais tradicionais de ensino. A avaliação dos objetos teve uma relação direta com sua interpretação, bem como a possibilidade de gerar experiências autênticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma exposição científica para se apaixonar pela química_ do planejamento à avaliação.pdfUma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.