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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Crítica de Leibniz a Descartes na forma de um objeto virtual de aprendizagem: história e filosofia para o ensino de física
Other Titles: Criticism of Leibniz to Descartes the form of a virtual learning object: history and philosophy to physics teaching
metadata.dc.creator: Oliveira, Carlos Erymá da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Maria Amélia
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kléber Cavalcanti
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação aborda uma proposta de inserção de História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Física, através da utilização de uma TIC denominado Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA). A pesquisa discute uma temática histórico-filosófica sobre a crítica de Leibniz a Descartes referente à verdadeira força motriz, que ele denominou de Vis viva e aborda os precursores ilustres da ideia da vis viva. Esta pesquisa contém um tema bastante discutido hoje, que é energia, pois a Vis viva de Leibniz pode ser considerada um embrião do conceito moderno de energia, além de abordar conteúdos relevantes para o ensino de Física na educação básica, como Estática, conservação da quantidade de movimento, queda livre e outros. Este trabalho também discute a utilização da HFC, seus benefícios e cuidados na sua abordagem, sob a ótica de pesquisadores como Peduzzi, Vannucchi, Magalhães, entre outros. Sobre a utilização do Objeto Virtual de Aprendizagem, a dissertação relata suas potencialidades e flexibilidades para sua utilização no ensino de Física, através de análises de grupos de pesquisadores desta área. À luz dessas teorias, esta pesquisa propõe um Objeto Virtual de Aprendizagem com a temática da crítica de Leibniz a Descartes, relatando sua construção, que foi feita aos moldes do RIVED, e sua funcionalidade, utilizando-se também de figuras para demonstrar cada estágio da sua aplicação. Por fim, apresenta uma proposta de planejamento para a utilização em sala de aula, lançando mão do guia do professor do OVA.
Abstract: This dissertation discusses a proposal for the insertion of History and Philosophy of Science (HFS) in the Physics teaching through the use of an expedient of Information and Communication Technology ICT so called of Virtual Object of Learning. The research concerns a topic about the historical and philosophical criticism of Leibniz against Descartes' Physics on the real moving force of the world, which Leibniz called vis viva. This approach also covers the illustrious forerunners of the idea of vis viva. This study contains a very discussed topic today, which is energy. The Leibniz's vis viva can be considered an embryo of the modern concept of energy, in addition to addressing relevant content for the teaching of physics in basic education, such as statics, conservation of quantity motion, free fall etc. This work also discusses the benefits and necessary care for a suitable insertion of the History and Philosophy of Science in Physics Teaching, from the perspective of researchers like Peduzzi, Vannucchi, Magalhães and others. This dissertation describes the capabilities and flexibilities of the use of virtual objects of learning in physics teaching through the analysis of groups of researchers in this area. In the light of these theories, this research proposes a construction of a Virtual Learning Object based on the criticism of Leibniz against Descartes. This construction is described. It was conceived along the lines of RIVED, and its functionality was considered using also figures to demonstrate each stage of its application. Finally, proposes a plan for use in the classroom, making use of the teacher's guide of the OVA.
Keywords: Ensino de física
Objeto virtual de aprendizagem
História e filosofia da ciência
Vis viva
Physics teaching
Virtual object of learning
History and philosophy of science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: OLIVEIRA, Carlos Erymá da Silva. Crítica de Leibniz a Descartes na forma de um objeto virtual de aprendizagem: história e filosofia para o ensino de física. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5442
Issue Date: 15-Aug-2012
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