Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bastos Filho, Jenner Barretto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5357464861909269 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fireman, Elton Casado | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8569068916474005 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Maria Amélia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5132527758344703 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Serra, Kléber Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3763135856142994 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Carlos Erymá da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6999873772731086 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T14:38:13Z | - |
dc.date.available | 2019-07-17T14:38:13Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Carlos Erymá da Silva. Crítica de Leibniz a Descartes na forma de um objeto virtual de aprendizagem: história e filosofia para o ensino de física. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5442 | - |
dc.description.abstract | This dissertation discusses a proposal for the insertion of History and Philosophy of Science (HFS) in the Physics teaching through the use of an expedient of Information and Communication Technology ICT so called of Virtual Object of Learning. The research concerns a topic about the historical and philosophical criticism of Leibniz against Descartes' Physics on the real moving force of the world, which Leibniz called vis viva. This approach also covers the illustrious forerunners of the idea of vis viva. This study contains a very discussed topic today, which is energy. The Leibniz's vis viva can be considered an embryo of the modern concept of energy, in addition to addressing relevant content for the teaching of physics in basic education, such as statics, conservation of quantity motion, free fall etc. This work also discusses the benefits and necessary care for a suitable insertion of the History and Philosophy of Science in Physics Teaching, from the perspective of researchers like Peduzzi, Vannucchi, Magalhães and others. This dissertation describes the capabilities and flexibilities of the use of virtual objects of learning in physics teaching through the analysis of groups of researchers in this area. In the light of these theories, this research proposes a construction of a Virtual Learning Object based on the criticism of Leibniz against Descartes. This construction is described. It was conceived along the lines of RIVED, and its functionality was considered using also figures to demonstrate each stage of its application. Finally, proposes a plan for use in the classroom, making use of the teacher's guide of the OVA. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Objeto virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | História e filosofia da ciência | pt_BR |
dc.subject | Vis viva | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Virtual object of learning | pt_BR |
dc.subject | History and philosophy of science | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Crítica de Leibniz a Descartes na forma de um objeto virtual de aprendizagem: história e filosofia para o ensino de física | pt_BR |
dc.title.alternative | Criticism of Leibniz to Descartes the form of a virtual learning object: history and philosophy to physics teaching | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda uma proposta de inserção de História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Física, através da utilização de uma TIC denominado Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA). A pesquisa discute uma temática histórico-filosófica sobre a crítica de Leibniz a Descartes referente à verdadeira força motriz, que ele denominou de Vis viva e aborda os precursores ilustres da ideia da vis viva. Esta pesquisa contém um tema bastante discutido hoje, que é energia, pois a Vis viva de Leibniz pode ser considerada um embrião do conceito moderno de energia, além de abordar conteúdos relevantes para o ensino de Física na educação básica, como Estática, conservação da quantidade de movimento, queda livre e outros. Este trabalho também discute a utilização da HFC, seus benefícios e cuidados na sua abordagem, sob a ótica de pesquisadores como Peduzzi, Vannucchi, Magalhães, entre outros. Sobre a utilização do Objeto Virtual de Aprendizagem, a dissertação relata suas potencialidades e flexibilidades para sua utilização no ensino de Física, através de análises de grupos de pesquisadores desta área. À luz dessas teorias, esta pesquisa propõe um Objeto Virtual de Aprendizagem com a temática da crítica de Leibniz a Descartes, relatando sua construção, que foi feita aos moldes do RIVED, e sua funcionalidade, utilizando-se também de figuras para demonstrar cada estágio da sua aplicação. Por fim, apresenta uma proposta de planejamento para a utilização em sala de aula, lançando mão do guia do professor do OVA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Crítica de Leibniz a Descarte na forma de um objeto virtual de aprendizagem - história e filosofia para o ensino de física.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.