Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5429
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso do Geogebra 3D, versão para smartphone, no processo ensino aprendizagem de geometria espacial
metadata.dc.creator: Rodrigues., Taís Vanessa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.description.resumo: A Geometria Espacial é um conteúdo matemático que está presente em diversas situações do dia a dia e pode ser facilmente observado no nosso cotidiano, além disso diversas áreas de estudo, como arquitetura, engenharia, física, entre outras, utilizam os conhecimentos pertinentes a este conteúdo. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica por meio de sequências didáticas utilizando o Geogebra 3D em sua versão para smartphone, para a construção dos conceitos fundamentais de geometria espacial no ensino médio: áreas e volumes de sólidos geométricos. Visando alcançar o objetivo proposto, a sequência construída foi fundamentada na teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e na teoria de Van Hiele, e também leva em consideração a trajetória histórica do ensino de Geometria, a importância do uso de softwares como estratégia de ensino e a utilização de sequências didáticas para construção de uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada nessa pesquisa baseia-se em uma abordagem de Pesquisaação Participante com caráter qualitativo. A coleta de dados acontecerá a partir de um diário de bordo, visando registrar todo o processo de aplicação da sequência, através da aplicação de um questionário diagnóstico, com o intuito de analisar os conhecimentos prévios possuídos pelos alunos, e também identificar as expectativas deles com relação ao estudo proposto, através da execução das etapas da sequência e por meio da aplicação de um segundo questionário diagnóstico, objetivando analisar os conhecimentos adquiridos pelos alunos a partir da proposta de intervenção sugerida. A pesquisa aconteceu efetivamente, a partir da aplicação da sequência didática proposta, com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, no município de São Miguel dos Campos. A análise feita a partir dos resultados obtidos com essa pesquisa, nos permite afirmar que essa proposta de intervenção produz avanços importantes e significativos para o ensino de Geometria espacial. Dessa forma, esperamos que este trabalho contribuía com os professores de Matemática e torne mais interessante o ensino de Geometria Espacial.
Abstract: Spatial Geometry is a mathematical content that is present and can be easily observed in many everyday life situations, in addition to several areas of study, such as architecture, engineering, physics and others, use the knowledge relevant to this content. The objective of this work is to analyze the contributions of a pedagogical intervention through didactic sequences using Geogebra 3D mobile application version for smartphone, for the construction of the fundamental concepts of spatial geometry in high school: namely, geometric solids' surface areas and volumes. In order to reach the proposed goal, the sequence thus constructed was based on Guy Brousseau's Theory Situations and Van Hile theory, also takes into account the historical trajectory of Geometry teaching, the importance of using software as a teaching strategy and the use of didactic sequences to construct meaningful learning. The methodology used in this research is based on a participatory action-research approach to learning with a qualitative character. Data collection will take place from a logbook, aiming to Record the whole process of applying the sequence, through the application of a diagnostic questionnaire, the purpose of analyzing the students’ pre-existing knowledge, and also to identify their expectations regarding the proposed study, through the execution of the stages of the sequence and through the application of a second diagnostic questionnaire, aiming to analyze the knowledge acquired by the students from the proposed intervention. The research took place, as a result of the application of the proposed didactic sequence, with a group of sophomore students of statal public school, in the municipality of São Miguel dos Campos. The resulting outcome of this probe allows us to affirm that this proposal of intervention produces important and significant advances for the teaching of spatial geometry. Thus, we hope to have contributed to Mathematic teachers and make the teaching of Space Geometry more interesting.
Keywords: Geometria espacial
Geogebra 3D (Aplicativos móveis)
Aprendizagem sequencial
Spatial geometry
3D Geogebra (Mobile Applications)
Sequential learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: RODRIGUES, Taís Vanessa. O uso do Geogebra 3D, versão para smartphone, no processo ensino aprendizagem de geometria espacial. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5429
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O uso do Geogebra 3D, versão para smartphone, no processo ensino.pdfO uso do Geogebra 3D, versão para smartphone, no processo ensino aprendizagem de geometria espacial1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.