06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5285
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação no trânsito integrada ao ensino da geografia: uma experiência no município de Delmiro Gouveia - AL
Autor(es): Silva, Sidney Rodrigues da
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Luã Karll de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Tairan Barbosa de
Resumo: O presente trabalho traz uma breve análise sobre a qualidade do trânsito no centro da cidade, a partir do comportamento das pessoas que transitam na região do centro da cidade de Delmiro Gouveia – AL, Tendo como concepção a Educação para o Trânsito para refletir sobre as medidas preventivas que estão sendo adotadas e se estão sendo aplicadas de acordo com o código de trânsito brasileiro em consonância com o Ensino de Geografia, analisando como estes contribuem para que a temática “Trânsito” seja abordada na sala de aula, colocando os alunos como sujeitos atuantes no processo de ensino aprendizagem promovendo o conhecimento sobre as questões que norteiam o trânsito como direitos, deveres, leis, sinalização, para que assim possam adquirir Saberes necessários para por em prática. Busca também evidenciar o surgimento das cidades, em especial da cidade de Delmiro Gouveia - AL, como também, o papel do professor enquanto mediador do processo ensino aprendizagem, e evidencia as leis que regem o trânsito. O recorte de análise deste trabalho será a partir da instituição da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT) e sua atuação nas escolas com o projeto Trânsito seguro começa na escola, sendo necessária a discussão sobre o tema que embora complexo é possível de ser trabalhado em sala de aula. A abordagem da pesquisa se deu de forma qualitativa, através de aplicação de questionários aos alunos da educação nos anos finais do ensino fundamental do município de Delmiro Gouveia – AL, em que os mesmos mostraram conhecer alguns termos pertinentes a legislação de trânsito muito embora essa iniciativa ocorreu em um período mais recente através de algumas parcerias entre a instituições escolares junto aos órgãos responsáveis pelo monitoramento e otimização do trânsito em que foi possível realizar palestras sobre a temática e consequentemente a abordagem em sala de aula. Desse modo, é preciso atentar-se que ainda há lacunas em relação a Educação para o Trânsito prepositiva e eficiente em que faz-se necessário questionar sobre a importância do ensino de Geografia a partir da abordagem da Educação para o Trânsito e sua relevância para a sociedade em geral.
Abstract: This paper presents a brief analysis of the quality of traffic in the city center, based on the behavior of the people who travel in the downtown area of Delmiro Gouveia - AL, having as a concept the education for traffic assessing what preventive measures are being adopted and being applied according to the Brazilian traffic code, besides bringing how the teaching of geography contributes to the theme being worked in the classroom, placing the students as subjects acting in the process of teaching learning promoting the knowledge on the issues that guide the transit as rights, duties, laws, signage, so that they can acquire the knowledge necessary to put into practice. It also seeks to highlight the emergence of cities, especially the city of Delmiro Gouveia - AL, as well as the role of the teacher as mediator of the learning teaching process, and highlights the laws governing traffic. The analysis of this work will be based on the institution of the Municipal Superintendence of Transportation and Transit (SMTT) and its work in schools with the Safe Transit project begins in the school, being necessary the discussion on the subject that although complex is possible to be worked in the classroom. The approach of the research was qualitative, through the application of questionnaires to the students of the basic education of the municipality of Delmiro Gouveia - AL, in which they showed to know some terms pertinent to the traffic legislation, although this initiative occurred in a longer period recent through some partnerships between school institutions with the bodies responsible for monitoring and optimization of traffic in which it was possible to hold lectures on the subject and consequently the approach in the classroom. Thus, it should be noted that there are still gaps in relation to Prepositional and Efficient Traffic Education in which it is necessary to question the importance of teaching Geography from the approach of Traffic Education and its relevance to the society in general.
Palavras-chave: Geografia
Ensino e aprendizagem
Educação para o trânsito
Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT
Delmiro Gouveia - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SILVA, Sidney Rodrigues da. Educação no trânsito integrada ao ensino da geografia: uma experiência no município de Delmiro Gouveia - AL. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5285
Data do documento: 6-jun-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.