00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Rasuras orais: estudo comparativo dos processos de escritura de duas díades de alunas recém-alfabetizadas
Título(s) alternativo(s): Oral erasures: comparative study of the writing processo f two dyads of newly literate students
Autor(es): Silva, Mayara Cordeiro da
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Juliene da Silva Barros
Resumo: A partir de um campo de investigação interdisciplinar envolvendo a Critica Genética, a Linguística da Enunciação e a Didática da Escrita, este trabalho visa descrever, analisar e comparar as rasuras orais comentadas (ROC) produzidas por alunos recém-alfabetizados. Tomando como unidade de análise o diálogo estabelecido durante processos de escritura a dois, sob condições etnográficas e didáticas, discutiremos os tipos de ROC (comentários feitos pelos alunos sobre enunciações precedentes, referentes aos objetos de discurso em negociação na construção do texto) efetivados por duas díades pertencentes a classes socioeconômicas e culturais distintas: uma díade (D1) pertence à classe média alta, formada por alunas de escola particular da cidade de São Paulo-SP, outra díade (D2) formada por alunas de uma escola pública da cidade de Maceió-AL, provenientes de uma classe social desfavorecida. Ao longo de dois anos, coletamos 16 processos de escritura (8 de cada díade) em que os alunos deveriam inventar, combinar e escrever uma história inventada. A D1 produziu 325 ROC, 77 no 1º ano e 248 no 2º, envolvendo 8 tipos de ROC. A D2 produziu 6 tipos de ROC, distribuídos em 184 comentários, 80 no 1º ano e 104 no 2º ano. Observamos ainda que mesmo com uma grande diferença quantitativa de uma díade para outra, os tipos de rasuras com maior ocorrência em ambas as díades são “ortográfico”, “pragmático” e “textual”. Esse fenômeno se mantém nos tipos produzidos em menor quantidade (sintática, de pontuação e semântica), o que demonstra que a ROC está relacionada ao momento de aprendizagem em que as alunas se encontram. Houve ainda na D2 uma queda acentuada de ROC ao longo dos 16 processos, indicando alguma perda na qualidade da interação. Por fim, destacamos que a ROC representa o modo como os alunos estão pensando o texto em curso e o modo como, espontaneamente e em tempo real, constituem as operações metalinguísticas e textuais.
Abstract: Insert in a interdisciplinary context involving Genetic Criticism, Linguistic Utterance and Teaching Writing, this paper intends to describe, analyze and compare the verbal erasures commented (VEC) produced by newly literate students. Taking as unit of analysis the dialogue established during the paired writing processes under ethnographic and didactic conditions, we discuss the types of VEC (comments made by students about previous utterances referring to the objects of discourse in negotiating the construction of the text) effected by two dyads belonging to different socioeconomic and cultural classes: a dyad (D1) belongs to the upper middle class, composed of students from a private school in the city of São Paulo-SP, another dyad (D2) of students from disadvantaged class in a public school in the city Maceió-AL. Over two years, we collected 16 cases of scripture (8 of each dyad) in which students should invent, combine, and write a story invented. D1 produced 325 VEC, 77 in the 1st year and 248 in 2nd, involving eight types of VEC. The D2 produced six types of VEC, distributed in 184 comments, 80 in the 1st year and 104 in the 2nd year. We further note that even with a large quantitative difference between dyads, the types of erasures mostly occurring in both dyads are "spelling", "pragmatic" and "textual". This phenomenon remains the types produced with the lowest occurrence (punctuation, syntactic and semantic), indicating that the VEC is related to the learning moment of students. There was also a sharp drop in the amount of VEC in D2, over the 16 cases, which indicates a loss in quality of the interaction. Finally, we emphasize that the VEC shows how students are thinking about the text in progress and as spontaneously and in real time, constitute metalinguistic and textual operations.
Palavras-chave: Escrita colaborativa
Rasura
Criação textual
Collaborative Writing
Textual Creation
Erasure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Mayara Cordeiro da. Rasuras orais: estudo comparativo dos processos de escritura de duas díades de alunas recém-alfabetizadas. 2014.108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5010
Data do documento: 3-out-2014
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