00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4610
Tipo: Dissertação
Título: Lógica fuzzy: uma perspectiva para avaliações
Título(s) alternativo(s): Fuzzy logic: a perspective for evaluations
Autor(es): Silva, Claudio Roberto Pereira
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Jonas Gonçalves
Resumo: Diferentemente da lógica booleana (clássica), onde tem como característica principal a exatidão, a lógica fuzzy é caracterizada pela incerteza, pela dúvida. Nesse sentido, nosso trabalho se utiliza desse aspecto da lógica fuzzy para implementar uma nova possibilidade para avaliações escolares, visto que existem diferentes tipos de avaliações e dentre estes, existem as avaliações objetivas, onde é minimizado ou até desconsiderado todo o raciocínio empregado pelo estudante até a marcação de determinada alternativa, observando apenas o resultado final de sua resposta. Esse fato nos motivou a criar uma técnica onde as avaliações objetivas não perdessem essa parte do conhecimento tão importante para o desenvolvimento dos alunos e, mesmo sem a necessidade de uma dissertação do assunto referido, observe-se a capacidade de organização e resolução das questões.
Abstract: Unlike boolean logic (classical), where fuzzy logic is characterized by uncertainty, it is characterized by accuracy. In this sense, our work uses this aspect of fuzzy logic to implement a new possibility for school evaluations, since there are different types of evaluations and among these, there are objective evaluations, where all the reasoning employed by the student is minimized or even disregarded the marking of a certain alternative, observing only the final result of its response. This fact motivated us to create a technique where the objective evaluations did not lose that part of the knowledge so important for the development of the students and, even without the necessity of a dissertation of the referred subject, observe the capacity of organization and resolution of the questions.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Fuzzi (inteligência artificial)
Teoria dos conjuntos
Lógica matemática
Mathematics - Study and teaching
Fuzzy (artificial intelligence)
Set theory
Mathematical logic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Claudio Roberto Pereira. Lógica fuzzy: uma perspectiva para avaliações. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4610
Data do documento: 30-out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lógica fuzzy_ uma perspectiva para avaliações.pdf2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.