Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4610
Tipo: | Dissertação |
Título: | Lógica fuzzy: uma perspectiva para avaliações |
Título(s) alternativo(s): | Fuzzy logic: a perspective for evaluations |
Autor(es): | Silva, Claudio Roberto Pereira |
Primeiro Orientador: | Silva Júnior, Rinaldo Vieira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Jonas Gonçalves |
Resumo: | Diferentemente da lógica booleana (clássica), onde tem como característica principal a exatidão, a lógica fuzzy é caracterizada pela incerteza, pela dúvida. Nesse sentido, nosso trabalho se utiliza desse aspecto da lógica fuzzy para implementar uma nova possibilidade para avaliações escolares, visto que existem diferentes tipos de avaliações e dentre estes, existem as avaliações objetivas, onde é minimizado ou até desconsiderado todo o raciocínio empregado pelo estudante até a marcação de determinada alternativa, observando apenas o resultado final de sua resposta. Esse fato nos motivou a criar uma técnica onde as avaliações objetivas não perdessem essa parte do conhecimento tão importante para o desenvolvimento dos alunos e, mesmo sem a necessidade de uma dissertação do assunto referido, observe-se a capacidade de organização e resolução das questões. |
Abstract: | Unlike boolean logic (classical), where fuzzy logic is characterized by uncertainty, it is characterized by accuracy. In this sense, our work uses this aspect of fuzzy logic to implement a new possibility for school evaluations, since there are different types of evaluations and among these, there are objective evaluations, where all the reasoning employed by the student is minimized or even disregarded the marking of a certain alternative, observing only the final result of its response. This fact motivated us to create a technique where the objective evaluations did not lose that part of the knowledge so important for the development of the students and, even without the necessity of a dissertation of the referred subject, observe the capacity of organization and resolution of the questions. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Fuzzi (inteligência artificial) Teoria dos conjuntos Lógica matemática Mathematics - Study and teaching Fuzzy (artificial intelligence) Set theory Mathematical logic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Claudio Roberto Pereira. Lógica fuzzy: uma perspectiva para avaliações. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4610 |
Data do documento: | 30-out-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lógica fuzzy_ uma perspectiva para avaliações.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.