Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3714
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação e ideologia no livro didático: uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida social
metadata.dc.creator: Ramires, Sylvio Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.advisor1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee1: Tonet, Ivo
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta dissertação é evidenciar os efeitos de sentido das atividades educacionais do livro didático de matemática da 1ª série do ensino fundamental do MEC (Ministério da Educação), buscando compreender as caracterizações ideológicas propostas pela educação básica na tentativa de oferecer uma formação de qualidade para todos. A pesquisa busca elucidar estas questões partindo do materialismo dialético de Marx, cuja fundamentação teórico-metodológica está embasada na concepção – resgatada por Lukács – em que o trabalho é o fundamento ontológico do ser social e das diversas formas de práxis. Aqui, a educação (enquanto práxis) deriva do trabalho originário e se desenvolve em uma dimensão particular da vida social que irá reproduzir – pelo vínculo mantido com o trabalho – as condições econômicas de produção. Sendo a atual forma de sociabilidade capitalista, foi possível comprovar que as caracterizações ideológicas das atividades didáticas reproduzem por meio das idéias de compra, venda, salário, mercadoria etc. os interesses legitimadores da sociedade do capital. Por fim, chegamos a conclusão de que no ensino da matemática os conceitos numéricos e suas operações na forma de valores de troca se tornam parte natural de nossas vidas, sendo a educação uma educação sob os limites impostos pelo capital e não para além deste.
Abstract: The objective of this dissertation is to evidence the effect of sensible of the educational activities of the didactic book of mathematics of 1ª series of the basic education of the MEC (Ministry of the Education), searching to understand the ideological characterizations proposals for the basic education in the attempt to offer a formation of quality for all. The research searchs to elucidate these questions being left of the dialectic materialism of Marx, whose recital theoretician-metodológica is based in the conception - rescued for Lukács - where the work is the ontológico bedding of the social being and the diverse forms of práxis. Here, the education (while práxis) drift of the originary work and if develops in a particular dimension of the social life that will go to reproduce - for the bond kept with the work - the economic conditions of production. Being the current form of sociability the capitalist, was possible to prove that the ideological characterizations of the didactic activities reproduce by means of the purchase ideas, vende, wage, merchandise etc. the interests legislators of the society of the capital. Finally, we arrive the conclusion of that in the education of the mathematics the numerical concepts and its operations in the form of values of exchange if become natural part of our lives, being the education an education under the limits taxes for the capital and it does not stop beyond this.
Keywords: Educação
Ideologia e educação
Trabalho
Capitalismo
Cidadania
Matemática – Estudo e ensino
Education
Ideology and Education
Work
Capitalism
Citizenship
Mathematics - Study and teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente
Citation: RAMIREZ, Sylvio Marinho da Pureza. Educação e ideologia no livro didático: uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida social. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3714
Issue Date: 17-Sep-2008
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação e ideologia no livro didático uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida social.pdfEducação e ideologia no livro didático: uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida social2,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.