00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.contributor.referee1Tonet, Ivo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409488634867405pt_BR
dc.creatorRamires, Sylvio Marinho da Pureza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824652926282809pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-08T17:39:54Z-
dc.date.available2018-12-03-
dc.date.available2019-01-08T17:39:54Z-
dc.date.issued2008-09-17-
dc.identifier.citationRAMIREZ, Sylvio Marinho da Pureza. Educação e ideologia no livro didático: uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida social. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3714-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to evidence the effect of sensible of the educational activities of the didactic book of mathematics of 1ª series of the basic education of the MEC (Ministry of the Education), searching to understand the ideological characterizations proposals for the basic education in the attempt to offer a formation of quality for all. The research searchs to elucidate these questions being left of the dialectic materialism of Marx, whose recital theoretician-metodológica is based in the conception - rescued for Lukács - where the work is the ontológico bedding of the social being and the diverse forms of práxis. Here, the education (while práxis) drift of the originary work and if develops in a particular dimension of the social life that will go to reproduce - for the bond kept with the work - the economic conditions of production. Being the current form of sociability the capitalist, was possible to prove that the ideological characterizations of the didactic activities reproduce by means of the purchase ideas, vende, wage, merchandise etc. the interests legislators of the society of the capital. Finally, we arrive the conclusion of that in the education of the mathematics the numerical concepts and its operations in the form of values of exchange if become natural part of our lives, being the education an education under the limits taxes for the capital and it does not stop beyond this.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura e Ambientept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdeologia e educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectIdeology and Educationpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleEducação e ideologia no livro didático: uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é evidenciar os efeitos de sentido das atividades educacionais do livro didático de matemática da 1ª série do ensino fundamental do MEC (Ministério da Educação), buscando compreender as caracterizações ideológicas propostas pela educação básica na tentativa de oferecer uma formação de qualidade para todos. A pesquisa busca elucidar estas questões partindo do materialismo dialético de Marx, cuja fundamentação teórico-metodológica está embasada na concepção – resgatada por Lukács – em que o trabalho é o fundamento ontológico do ser social e das diversas formas de práxis. Aqui, a educação (enquanto práxis) deriva do trabalho originário e se desenvolve em uma dimensão particular da vida social que irá reproduzir – pelo vínculo mantido com o trabalho – as condições econômicas de produção. Sendo a atual forma de sociabilidade capitalista, foi possível comprovar que as caracterizações ideológicas das atividades didáticas reproduzem por meio das idéias de compra, venda, salário, mercadoria etc. os interesses legitimadores da sociedade do capital. Por fim, chegamos a conclusão de que no ensino da matemática os conceitos numéricos e suas operações na forma de valores de troca se tornam parte natural de nossas vidas, sendo a educação uma educação sob os limites impostos pelo capital e não para além deste.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e ideologia no livro didático uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida social.pdfEducação e ideologia no livro didático: uma análise da relação entre o ensino da matemática e a vida social2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.