Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3568
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os golpes de estado na Guiné Bissau: o cotidiano do poder no contexto da diversidade étnica e da construção nacional
metadata.dc.creator: Bijagó, Vagner Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Bem, Arim Soares do
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Paulo Décio de Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação de Mestrado analisa os golpes de Estado e o cotidiano do poder na Guiné Bissau entre 1980 e 2003, período que sinaliza o primeiro golpe de Estado após a independência e o primeiro golpe a um presidente civil não oriundo da cúpula do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Com base em pesquisa qualitativa bibliográfica, histórica e documental, a investigação contextualiza os diferentes períodos atravessados pelo país e reflete sobre as lógicas operantes em diversos momentos dos golpes, bem como sobre os desafios para a construção do Estado nacional num contexto marcado por extraordinária diversidade étnica. A partir desse quadro de referências, o trabalho analisa as causas e conseqüências da cultura de violência em tempos de abertura econômica e democrática, bem como de avanços e recuos na ordenação do social a partir de elementos tradicionais e modernos.
Abstract: This Dissertation analyzes the coups and the daily life of power in Guinea-Bissau between 1980 and 2003, a period which marks the first coup since independence and the first coup to a civilian president not coming from the summit African Party for Independence of Guinea and Cape Vert (PAIGC). Based on qualitative research literature, historical and documentary research contextualizes the country traversed by the different periods and reflects on the logic operating at different times of strikes, as well as the challenges to build the nation state in a context marked by extraordinary ethnic diversity. From this frame of reference, the essay analyzes the causes and consequences of the culture of violence in period of economic openness and democratic, as well as advances and retreats in the ordering of social development from traditional and modern elements.
Keywords: Guiné-Bissau – Política e governo
Golpe de Estado, 1980-2003 (Guiné-Bissau)
Guiné-Bissau – Pós-colonialismo
Etnicidade
Guinea-Bissau - Politics and government
Coups in Guinea-Bissau, 1980-2003
Guinea-Bissau - Post-colonialism
Ethnicity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: BIJAGÓ, Vagner Gomes. Os golpes de estado na Guiné Bissau: o cotidiano do poder no contexto da diversidade étnica e da construção nacional. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3568
Issue Date: 3-Jun-2011
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os golpes de estado na Guiné Bissau: o cotidiano do poder no contexto da diversidade étnica e da construção nacional.pdfOs golpes de estado na Guiné Bissau: o cotidiano do poder no contexto da diversidade étnica e da construção nacional691,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.