00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O discurso da democratização do acesso a leitura nas políticas públicas do estado brasileiro: condições de produção e efeitos de sentido da mercantilização
Autor(es): Silva, Antoniêta Mírian de Oliveira Carneiro
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee2: Bertoldo, Maria Edna de Lima
Resumo: A presente dissertação tem como propósito desvelar as condições de produção e os efeitos de sentido da mercantilização da leitura a partir do discurso da democratização do acesso que atravessa as políticas públicas, fomentadas pelo Estado brasileiro. Para atingir tal intento, fez-se necessário compreender por que a leitura se tornou tão relevante nos discursos dominantes a ponto de ser elevada ao patamar de política pública na estrutura da sociedade capitalista. Supõe-se que há silenciamentos e mascaramentos quanto às questões de ordem econômica e da própria (re)produção da riqueza no modo de produção capitalista, quando se trata da importância atribuída à leitura. A finalidade mercadológica está silenciada no discurso da democratização do acesso que atravessa programas, propagandas e documentos que tratam da leitura como política pública. Por essa razão a constituição do corpus foi conceitualmente heterogênea. As Sequências Discursivas foram analisadas a partir dos dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso (AD), na vertente francesa fundada por Michel Pêcheux e, ainda nesta perspectiva teórica, das contribuições de autores como Orlandi e Florêncio et al., dentre outros. Por se tratar da leitura na perspectiva mercadológica e do papel do Estado como provedor de acervos e responsável pelo fomento de políticas públicas, procurou-se estabelecer interlocuções com o materialismo histórico dialético a partir de Marx, Engels, Mészáros e Tonet. No que concerne à abordagem crítica da leitura, recorreu-se às contribuições de Bakhtin, Britto e Zilberman. Apropriou-se também de outros autores que abordam a conjuntura da ideologia neoliberal, as contradições da sociedade capitalista e a influência de organismos multinacionais na formulação das políticas públicas no país. Embora a pesquisa seja de predominância qualitativa, recorremos a dados quantitativos do MEC e de outras instituições. A relevância dessa discussão se dá na medida em que contribui para uma crítica às políticas públicas de leitura, uma vez que não alteram as relações sociais e atendem, sobretudo, aos interesses e ditames do capital para a expansão do mercado livresco, para veiculação da ideologia dominante e para a formação de força de trabalho “qualificada”, onde os sujeitos devem ser capazes de se adequar aos novos postos e aos contratos de trabalho precarizados. Assim, chega-se à conclusão de que as políticas públicas de leitura são estratégias do capital para fortalecer e ampliar o setor econômico e proteger e manter o status quo da classe dominante. Conclui-se, portanto, que o propalado interesse pela formação de sujeitos leitores não está dissociado das exigências e das necessidades do modus operandi do capital e não visa à emancipação humana.
Abstract: Esta tesis tiene como objetivo exponer las condiciones de producción y los efectos de la dirección de lectura de la comercialización del discurso de la democratización del acceso que cruza las políticas públicas promovidas por el Estado brasileño. Para eso, es necesario comprender por qué la lectura es relevante en los discursos dominantes y por qué ella es elevado al nivel de las políticas públicas en la estructura de la sociedad capitalista. Se supone que hay silencios y ocultación sobre las cuestiones de orden económico y propia (re) producción de la riqueza en el modo de producción capitalista cuando se trata de la centralidad de la lectura. El propósito de marketing esta silenciado en el discurso de la democratización del acceso que pasa por programas, anuncios y documentos sobre la lectura como una política pública, por lo que la constitución del corpus era conceptualmente heterogéneo. Las secuencias discursivas fueron analisadas desde los dispositivos teóricos y metodológicos y analíticos de Análisis del Discurso (AD), en la parte francesa fundada por Pêcheux y también esta perspectiva teórica, los autores de las contribuciones como Orlandi , Florencio et al., entre otros. Debido a que es la lectura de la perspectiva de la comercialización y el papel del Estado como proveedor de colecciones y responsable del desarrollo de las políticas públicas, tratamos de establecer diálogos con el materialismo histórico y dialéctico de Marx, Engels, Mészáros y Tonet. En cuanto a la aproximación crítica a la lectura, hizo un llamamiento a los aportes de Bakhtin, Britto y Zilberman. Apropiado también por otros autores que abordan la situación de la ideología neoliberal, las contradicciones de la sociedad capitalista y la influencia de las organizaciones multinacionales en la formulación de políticas públicas en el país. Aunque la investigación es predominantemente cualitativas, se utilizaron los datos cuantitativos del MEC y otras instituciones. La relevancia de este debate es la medida en que contribuye a una lectura crítica de políticas públicas, ya que no alteran las relaciones sociales y sirven principalmente a los intereses y a las exigencias de capital para la expansión del mercado libresco, sirviendo a la ideología dominante y la formación de la fuerza laboral en el que los sujetos "calificados" deben ser capaces de adaptarse a los nuevos puestos y contratos de trabajo precarios. Por lo tanto, se concluye que las políticas públicas son las estrategias de capital para fortalecer y ampliar el sector económico, sino también proteger y mantener el status quo de la clase dominante. Por lo tanto, el interés y la preocupación por la formación de sujetos lectores son, junto con los requisitos y el modus operandi de las necesidades del capital y no con la emancipación humana.
Palavras-chave: Estado
Políticas Públicas de Leitura
Mercantilização
Capitalismo
Análise do Discurso
Las Políticas Públicas de Lectura
Comercialización
El Capitalismo
Análisis del Discurso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Antoniêta Mirian de Oliveira Carneiro. O discurso da democratização do acesso a leitura nas políticas públicas do estado brasileiro: condições de produção e efeitos de sentido da mercantiliação. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3296
Data do documento: 19-dez-2014
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